Depois do pior início da sua história no Brasileirão, o Goiás apostou em uma receita caseira para lutar pela permanência na Série A: além do maior destaque para jogadores revelados pelo clube, a promoção da comissão técnica do time sub-20, sob o comando da dupla Augusto César e Glauber Ramos. Desde então, a sétima melhor campanha do campeonato e um aproveitamento que permitiu os esmeraldinos sonharem.

Depois de três meses de sobrevivência, com sete vitórias, três empates e sete derrotas em 17 jogos, restam dois desafios para o Goiás evitar um rebaixamento à Série B. Com a vitória do Bahia sobre o Fortaleza, apenas os três pontos servem para os goianos neste domingo (21), quando recebem o Red Bull Bragantino no estádio Hailé Pinheiro, às 20h30. No primeiro turno, vitória do ‘Massa Bruta’ no interior de São Paulo.

Goiás

Invicto há três jogos, além de um retrospecto positivo de três vitórias nas últimas cinco rodadas, o Goiás conquistou algo inédito no triunfo sobre o Botafogo na semana passada: pela primeira vez na temporada venceu de forma consecutiva como mandante, já que vinha de outra conquista diante do Atlético Mineiro. Portanto, os esmeraldinos buscam a primeira sequência de três vitórias em casa, justamente no último jogo da temporada na Serrinha.

Para esta noite, as dúvidas são o zagueiro David Duarte, ausente no último jogo e que ainda se recupera de problema no joelho, e o atacante Fernandão, que perdeu duas atividades na semana de preparação por conta de outro pisão sofrido. O vice-artilheiro alviverde havia sido substituído contra o Botafogo por conta da mesma situação. Caso não tenha condições de jogo, Taylon, Índio e Daniel de Pauli são as alternativas.

Entre as soluções estudadas pela comissão técnica de acordo com o Bragantino, a opção do retorno da formação com três zagueiros, com a presença de Iago Mendonça caso David Duarte indisponível, ou a manutenção do sistema com quatro jogadores na primeira linha, como na rodada anterior. Na ocasião, o time esteve postado no 4-4-2, com Shaylon na lateral direita e os jovens Miguel Figueira e Vinícius Lopes como pontas.

Red Bull Bragantino

Se o Goiás tenta a permanência na Série A, o Bragantino ainda sonha com uma vaga no G8 no seu primeiro ano de volta à elite, que garantiria a classificação à Copa Libertadores. Na 11ª posição, com 49 pontos, necessita de duas vitórias e também seca outros times, como o Santos, atual oitavo colocado com quatro pontos de vantagem. No comando técnico, um velho conhecido: Maurício Barbieri, que trabalhou na Serrinha em 2019.

Se a atenção maior é sobre o meia-atacante Claudinho, artilheiro do Brasileirão, o volante Breno também destacou os pontas Artur e Helinho. Contudo, Artur tem dores no adutor e voltou a treinar somente na sexta-feira (19), enquanto Helinho segue no departamento médico por um edema na coxa. Uma das alternativas, Bruno Tubarão sofreu uma fratura no tornozelo. Já o lateral-esquerdo Edimar retornou de suspensão. O zagueiro Léo Ortiz permanece em quarentena.

Campeonato Brasileiro da Série A – 37ª rodada

20 de fevereiro de 2021 (sábado)
Coritiba 0-2 Ceará – 18h30 – Couto Pereira, Curitiba (PR)
Fortaleza 0-4 Bahia – 21h – Arena Castelão, Fortaleza (CE)

21 de fevereiro de 2021 (domingo)
Corinthians x Vasco da Gama – 16h – Neo Química Arena, São Paulo (SP)
Flamengo x Internacional – 16h – Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Sport x Atlético Mineiro – 16h – Ilha do Retiro, Recife (PE)
Grêmio x Athletico Paranaense – 18h15 – Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Santos x Fluminense – 18h15 – Vila Belmiro, Santos (SP)

22 de fevereiro de 2021 (segunda-feira)
Palmeiras x Atlético Goianiense – 18h – Allianz Parque, São Paulo (SP)
Botafogo x São Paulo – 20h – Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

Ficha técnica: Goiás x Red Bull Bragantino

Data e horário: 21 de fevereiro de 2021 (domingo), às 20h30
Local: estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia (GO)

Arbitragem

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Quarto árbitro: Anderson Gonçalves (GO)
Árbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)

Prováveis escalações

Goiás: Marcelo Rangel; Shaylon, Fábio Sanches, Heron e Jefferson; Miguel Figueira, Breno, Henrique Lordelo e Vinícius Lopes; Fernandão (Taylon, Índio ou Daniel de Pauli) e Rafael Moura. Treinadores: Augusto César e Glauber Ramos

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Ligger e Edimar (Luan Cândido); Lucas Evangelista, Raul e Claudinho; Artur (Morato), Ytalo e Cuello. Treinador: Maurício Barbieri