Gabrielly Vitória tem apenas 15 anos e um sonho: disputar os Jogos Paralímpicos. Não será em Paris 2024 que a nadadora terá a primeira oportunidade, no entanto, ela está no caminho. São seis dias de treinos por semana, 39 medalhas conquistadas em competições pelo Brasil e o reconhecimento do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A Gabrielly, acompanhada da Ágata Moreira, atleta do parabadminton, foi convidada para participar de treinamentos no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, entre os dias 28 janeiro e 4 de fevereiro.

“Estou muito ansiosa”, resume Gabi, que nada os 50 e os 400 metros livres, e que começou a praticar o esporte por causa de um desvio de coluna em decorrência de uma paralisia cerebral.

“Comecei o meu tratamento no CRER (Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo). Fazia três terapias por dia, uma delas a natação. Então fui evoluindo no CRER e recebi alta. Foi aí que me indicaram o Centro de Excelência”, completou Gabi, que conta com o total apoio da dona Ana Cristina, sua mãe, que toda orgulhosa, exibia as medalhas de sua filha, antes da gravação do Podcast Debates Esportivos, no Sistema Sagres de Comunicação.

A nadadora também lembrou que chegou ao Centro de Excelência do Esporte em 2018. Primeiro praticou atletismo, mas não gostou. Sensação bem diferente ela teve com a natação.

“Conheci minha treinadora, que me incentivou muito. Tenho um vídeo de como eu nadava e vejo o quanto evolui na natação. Daí em diante, segui carreira”.

Em São Paulo

Guilherme Cardoso, educador físico e coordenador do departamento de paradesporto em Senador Canedo, explicou que a convocação das atletas canedenses para os treinos em São Paulo, veio através de observação e uma seleção.

“Os jovens foram selecionados com base no rendimento durante as Paralimpíadas Escolares. Cerca de 100 competidores foram convidados. A iniciativa é para que os jovens atletas conheçam como é a rotina dos treinos em alto rendimento”, afirmou.

Iniciação Esportiva

De acordo com Luciano do Esporte, secretário de Esportes de Senador Canedo, atualmente são 36 alunos do município que frequentam as aulas de paradesporto no Centro de Excelência, em Goiânia.

“Nós fizemos um investimento no paradesporto de Senador Canedo. Os paratletas, antes, treinavam com os atletas convencionais. então criamos um núcleo específico, pois víamos que eles precisavam de um olhar especial e que a quantidade de atletas estava aumentando. além disso capacitamos os professores, colocamos pessoas que têm condições de dar um suporte”, explicou o secretário, que ainda informou que atualmente são 3 mil crianças e jovens beneficiados com as modalidades de iniciação esportiva no município.

Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Debates Esportivos

Há três décadas, o programa Debates Esportivos faz parte da rotina do torcedor goiano, com transmissão pela Rádio Sagres 730 AM. Em novo formato e diversas plataformas, você confere o mais respeitado podcast do esporte goiano agora também em vídeo.

Ouça o Debates Esportivos no seu agregador favorito
Confira edições anteriores do Debates Esportivos