Nos estúdios da TV Sagres, Cléber Ferreira, Cileide Alves e Evandro Gomes, apresentaram o primeiro programa da emissora goiana (Foto: Larissa Artiaga/Sagres On)

A estreia da TV Sagres marcou a cobertura eleitoral neste domingo, 7 de outubro. O programa especial “Eleições 2018” entrou no ar pontualmente às 12h (meio-dia) pelo canal 26.1 da TV aberta e pelo perfil da emissora no Facebook, com apresentação de Cléber Ferreira e comentários de Cileide Alves e Evandro Gomes. 

O programa contou com a participação especial do cientista político e professor de Ética da Comunicação Social, Francisco Tavares, que analisou a situação atual da democracia no Brasil, e destacou qual a mensagem que ele quis passar ao telespectador da TV Sagres. 

“Uma mensagem um pouco preocupante, de um país cuja democracia está em risco, cuja escalada autoritária avança, e que precisa de pessoas com coragem e clareza para defenderem tanto o constitucionalismo quanto a democracia em nossa realidade. Tudo dependerá de uma sociedade civil que se organize, que proteste, se manifeste, e de pessoas que entendam que os divergentes politicamente não são inimigos, não têm que ser exterminados, não são pessoas a serem banidas, mas temos que conviver com a diferença e ao mesmo tempo manifestarmos plenamente as nossas ideias”, conclui. 

tv sagres

Da esq. para a dir.: Cléber Ferreira, Cileide Alves, Evandro Gomes e Francisco Tavares (Foto: Sagres On)

Apresentadores 

A jornalista e apresentadora da Sagres 730, Cileide Alves, ressaltou a importância da Sagres 730 em uma plataforma multimeios. “Eu vivi essa experiência de estar simultaneamente na TV, na live do Facebook e nas ondas do rádio. É o que a gente chama de multimeios mesmo. Isso para mim é um fato maravilhoso. É o nosso caminho. Você acaba com essa divisão de área e fala para todo mundo”, afirma. 

Cileide Alves também analisou a situação da política no Congresso Nacional, e criticou a falta de novas ideias entre os parlamentares e postulantes à Câmara e ao Senado. “A renovação de nomes não é o problema. O que falta são ideias, pessoas que tenham ideias efetivamente de mudança”, comenta. 

O apresentador Cléber Ferreira, afirma que a tranmissão da TV Sagres representou um divisor de águas na comunicação goiana. “Representou muito para o ouvinte, para nós profissionais, mas sobretudo para o estado de Goiás, porque foi uma cobertura feita pela televisão com uma linguagem multimídia. Tivemos de ter esse cuidado com essa linguagem mais objetiva e mais abrangente. É o momento em que a comunicação em Goiás tem um divisor de águas, estamos agora mais completos”, acrescenta. 

O jornalista e comentarista Evandro Gomes, fundamental na cobertura histórica da Sagres 730 da Copa do Mundo da Rússia 2018, falou da história da televisão no país, e se disse honrado em fazer parte da estreia da TV Sagres. 

“Eu nasci no ano 50, quando chegou a televisão, que foi a TV Tupi de São Paulo, trazida pelo Chateaubriand. Tive o prazer de participar da inauguração de uma TV aqui em Goiás, que foi a TBC, em 1975, ano da inauguração do Estádio Serra Dourada. E hoje participando da inauguração da nova TV Sagres. Uma honra, uma alegria muito grande, e a esperança de que possamos fazer outros programas não só na área política. Se não tivéssemos toda a produção que temos, uma retaguarda espetacular, composta de pessoas absolutamente competentes, talvez não chegássemos onde chegamos”, ressalta.

Gestão 

O gestor Online e coordenador adjunto do Sistema Sagres de Comunicação, Vinícius Tondolo, descreve o significado da primeira transmissão da TV Sagres. “É um momento incrível, ímpar, histórico. Estamos fazendo história mais uma vez, do pioneirismo que carrega toda história da Rádio Sagres, como Rádio Clube, Rádio K, Rádio 730, sempre estar à frente do seu tempo. É um passo em que precisamos dialogar com todos. É um passo de convergência, de modernidade , de futuro, construindo uma linguagem que possa ser única, e que atenda a todos os meios”, destaca. 

Parte técnica 

Foram meses de preparação antes de entrar no ar, desde a checagem de toda a aparelhagem, até a qualidade de imagem e som que os telespectadores puderam conferir neste domingo de eleições. Noites adentro e madrugadas a fio para não deixar escapar nenhum detalhe no dia da estreia da TV Sagres. 

O gerente de Operações e Programação Flávio Cândido afirma que a transmissão foi um sucesso, e que será a primeira de muitas. “Uma experiência nova, inédita de transmissão multiplataforma. Foi um esforço de casar essas linguagens. Parece que a gente está fazendo televisão dentro do rádio, e é todo esse laboratório. A gente sabe o poder da internet, mas TV e Rádio ainda têm muita lenha para queimar. A TV foi a novidade, mas ela é só mais um dos pilares que formam esse conglomerado de comunicação. Se a gente conseguir trazer para a televisão só um pouquinho do DNA de credibilidade da Sagres 730, a gente estará bem”, define. 

O responsável técnico e de TI, Adriano Herrero Faleiro, desta a qualidade de imagem e som em alta definição que foi ao ar com o primeiro programa da TV Sagres, no canal 26.1. “Mandamos todo o nosso sinal em HD, alta resolução e definição. Precisamos de mais ajustes, claro, na expectativa de que o ouvinte e que a pessoa que está em casa assistindo na TV e no computador tenham uma qualidade melhor ainda de sinal de vídeo”, avalia. 

O apresentador do Raiz Brasileira e operador técnico, Justino Guedes, o Companheirão do Brasil, um dos ícones do prefixo 730, reconheceu o sucesso da primeira transmissão da TV Sagres em Goiás. 

“É um projeto a mais em minha vida, vendo a TV Sagres entrando no ar na programação local, principalmente neste dia de hoje, neste dia tão importante na vida de cada um de nós. Pequenas falhas que podem ser corrigidas. A partir de agora, a TV Sagres é mais um canal de comunicação para os nossos goianos”, destaca. 

Jovens aprendizes 

A TV Sagres vem para integrar o Sistema Sagres de Comunicação, constituído pela plataforma de rádio, pela internet, e também pela escola. Jovens aprendizes da Rede Pró-Aprendiz acompanharam o dia de transmissão das Eleições 2018, e o primeiro programa da nova televisão genuinamente goiana. 

Jovem aprendiz há um ano, João Marcelo, de 17 anos, destaca o trabalho de toda a equipe do Sistema Sagres de Comunicação para sucesso da transmissão. “A ideia de que tudo tem de ser bem feito, a preocupação. O que todo mundo vê pela tela da TV, perfeito, arrumado, mas não vê como é por trás disso. É uma correria, pessoal correndo de um lado para o outro, isso já chama a atenção. E o desempenho da equipe profissional, de estar organizando tudo isso”. 

Já eleitor, também aos 17 anos, o jovem aprendiz Wilson Costa, diz que o programa foi essencial para levantar a questão do debate político entre os jovens e a sociedade em geral. “A população está discutindo política, mas acontece de não saberem discutir isso e ocorrerem brigas e tragédias como a do Bolsonaro, na qual ele tomou uma facada. A gente tem que levar mais para o lado humano”, reflete.