Moradores de três cidades goianas terão uma obrigação diferente da daqueles que vivem em outros municípios neste domingo (7). Não é missa, não é uma partida de futebol ou ir a feira. Eleitores de Nazário, São Domingos e Flores de Goiás terão de ir às urnas eleger novos prefeitos para o local onde moram.

Em Nazário, o prefeito eleito em 2012, Fábio Gabriel de Amorim (PR), teve o seu mandato cassado, quatro meses depois que assumiu o cargo, por ter comprado votos durante a campanha. A nova eleição é disputada por Adalcino da Silva (DEM), Anderson Ferreira (PMDB) e Jussara Porto Machado (PSDB). A cidade que fica a 70 quilômetros de Goiânia tem mais de sete mil eleitores.

Em São Domingos, na região Nordeste do Estado, Etelia Vanja Gonçalves (PDT) e Trajano Pinheiro Cardoso (PSDB) disputam o cargo mais importante da cidade. O prefeito eleito em 2012, Oldemar de Almeida Pinto (PMDB) e o vice, Domingos Jacinto Oliveira Neto (PT), foram cassados por compra de votos.

O vencedor da última eleição municipal em Flores de Goiás, Valmim Soares (PMDB) foi retirado do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) por não fer a “ficha limpa”. Ele chegou a recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a decisão da corte goiana foi mantida. Neste ano, o município já teve seis prefeitos diferentes neste ano. Neste domingo, Jadiel Ferreira de Oliveira (PSDB), José Dias Pereira (PTB) e Ronilson Mendes de Oliveira (Psol) disputam a preferência dos 6.736 eleitores aptos a votarem.

A Polícia Militar reforçou a segurança nas três cidades. O TRE-GO disse que serão gastos aproximadamente R$ 100 mil para a realização dos três novos pleitos.