O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), realiza nesta semana a 11ª edição do Colóquio de Direitos Humanos – Direitos Humanos, Justiça e Equidade: Tempos de Esperança. As inscrições são gratuitas e se encerram nesta terça-feira (21), véspera do evento. Toda a comunidade pode participar. Clique aqui para se inscrever
Leia mais: Coletivo de mulheres trabalham o autocuidado e ancestralidade
De acordo com o Neabi, o evento tem como objetivo propiciar conhecimentos e reflexões sobre a necessidade de enriquecer diálogos, experiências e ampliar o repertório dos profissionais que atuam na rede municipal de Educação de Goiânia acerca das relações étnico-raciais.
“O evento é o compromisso público da implementação da Lei 10.639/2003 que inclui a história da cultura afro-brasileira no currículo escolar da educação básica. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas e ações da SME, em parceria com a PUC Goiás, com o objetivo de corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro”, afirma a doutora e professora da Gerência de Educação Fundamental da SME, Carolina do Carmo Castro.
O evento contará com palestras, mesas técnicas de debates. Entre os temas estão a Literatura Infantil e Educação para as Relações Étnico-Raciais e as perspectivas e desafios para a Educação das Relações Étnico Raciais na EJA (Educação de Jovens e Adultos). “A SME entende que, enquanto pessoas, devemos lutar contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial presente nos dias atuais. O evento é uma proposta para reflexão sobre a situação de exclusão e violência que foi imposta há séculos ao povo negro”, conclui Carolina.
Leia mais: Políticas têm falhado no fim das desigualdades raciais, diz economista
A abertura do 11º Colóquio de Direitos Humanos ocorre nesta segunda-feira (20), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, às 19h, de forma virtual, e pode ser acompanhada no canal da SME no YouTube, clicando aqui.
Nos dias 21 e 22 de novembro, o evento presencial será no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, “Área VI”, localizado à Rua 227, número 119, no Setor Leste Universitário.
Confira a programação completa a seguir
Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 04 e 10 – Educação de Qualidade e Redução das Desigualdades, respectivamente.
Leia mais
Semana começa com destaque para feriado da Consciência Negra e Zumbi
Programa leva água e esgoto para mais de 50 comunidades rurais em Goiás
Projeto na Rocinha estimula debate sobre suicídio entre jovens