Sem competições antes do Campeonato Brasileiro, Atlético-GO e Goiás buscaram outras alternativas para complementarem as suas preparações para a Série A. Os dois clubes já havia marcado jogos-treinos para os próximos dias, entretanto, conseguiram organizar um torneio amistoso com Vasco e Flamengo a ser realizado em Brasília entre os dias 26 de julho e 2 de agosto.
Além de serem adversários que os goianos enfrentarão na elite do futebol brasileiro, o Goiás ainda vai encarar o Vasco na terceira fase da Copa do Brasil. Em entrevista ao repórter André Rodrigues na Sagres 730, o técnico Ney Franco comemorou o enfrentamento com esses adversários.
“Eu vejo com bons olhos a possibilidade desse torneio em Brasília e torço para que se confirme. Conversei com o presidente Marcelo Almeida e o Túlio Lustosa (gestor de futebol) e coloquei que da parte técnica, eu como treinador do clube, acho importante realizarmos esses enfrentamentos com equipes de Série A antes do Campeonato Brasileiro. Desde que seja uma coisa bem organizada, bem feita e que não atrapalhe nossos treinamentos e nossa preparação para o primeiro jogo diante do São Paulo. Então vejo como uma boa oportunidade para finalizarmos essa etapa de treinos”.
O comandante ainda destacou que além da parte técnica, de dar ritmo aos jogadores e fazer ajustes antes do Brasileirão, a competição também dará visibilidade aos participantes. Uma vez que os clubes ainda trabalham para negociar a transmissão das partidas que serão disputadas no Mané Garrincha com uma emissora de TV.
“Além dessa parte técnica e tática, e de podermos dar oportunidade ao nossos jogadores e lidera-los em partidas ‘mais pesadas’ e contra equipe que vamos enfrentar no Campeonato Brasileiro, logicamente dá uma visibilidade. Acredito que isso para o clube e para a marca é muito importante, principalmente nesse momento que o Goiás perdeu alguns dos seus patrocínios. Acho que esse torneio pode antecipar algumas etapas dessa em relação a visibilidade e retorno financeiro para o clube”, analisou.
Como é uma ideia que está sendo trabalhada a pouco tempo, as equipes ainda definem com o staff como será a logística, sendo que cada uma fará três partidas num intervalo de uma semana. Diferentemente de Vasco e Flamengo que devem ficar concentrados no Distrito Federal, Goiás e Atlético-Go estudam a possibilidade de ‘bate e volta’, já que a distância até Goiânia é pouco superior a 200km.
“Ainda estamos estudando essa logística e analisando os pontos positivos e negativos de ficar em Goiânia. O que temos que avaliar com muito critério é que não podemos deixar cair nossa qualidade de treinamentos. Nós que somos da comissão técnica geralmente reclamamos que antes das competições nós não temos tempo para treinar e fazer uma pré-temporada decente. Por incrível que pareça, mesmo com pandemia, é primeira vez que temos 45 dias para ajustar a equipe e isso faz uma diferença enorme para qualquer treinador. Então essa logística temos que estudar bem e, neste momento, está mais favorável a irmos e votarmos”, revelou Ney Franco.
Antes da confirmação do torneio, o clube esmeraldino já havia marcado e divulgado três jogos-treinos. O primeiro contra o Capital-DF, que será realizado neste sábado (18), depois contra o Brasiliense no dia 25 e no dia 1º de agosto, contra o Cuiabá. Apesar do choque de datas, o treinador acredita que estas partidas marcadas anteriormente podem ser mantidas e o grupo divido para os dois compromissos.
“Não acho que seja necessário cancelar os amistosos até porque estamos com o elenco cheio e é a oportunidade que temos de colocar todo mundo jogando no mesmo nível e todos tendo chance de jogar. Eu entendo que não precisa cancelar os amistoso pois temos atletas a serem observados, inclusive jogadores do sub-23 que fiz questão que se reapresentassem conosco. Se depender da minha decisão em uma reunião, eu acredito não ser necessário cancelar esses compromissos que temos”.