Aproximadamente 425 mil crianças entre 4 e 5 anos não estão matriculadas na pré-escola, anos escolares pertencentes a etapa de Educação Básica no Brasil.

Os números são do levantamento elaborado pela organização Todos Pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a Pnad Contínua do IBGE.

O cenário preocupa especialistas em educação e diferentes atores ligados à escolarização no país, visto que o acesso à Educação Básica deve ser um direito assegurado a todas as famílias.

Acesso

O levantamento aponta que cerca de 42% das crianças de 4 a 5 anos não frequentam a pré-escola por dificulades no acesso. O número representa cerca de 178 mil crianças fora da escola. Entre os motivos que se enquadram nessa classificação, podem ser citados:

  • Falta de escola/creche ou escola distante
  • Falta de vaga na escola/creche
  • Escola/creche não aceitou a matrícula devido a idade

Renda

Além da dificuldade no acesso, o documento também elenca outros exemplos de motivos listados durante a pesquisa. Nesse sentido, os dados demonstram que o segundo maior percentual é o de “opção dos responsáveis” (40%).

Por outro lado, a pesquisa também considera o aspecto econômico em sua observação. Nesse viés, os dados mostram que 12% das crianças de 4 a 5 anos que estavam fora da escola em 2022 estavam em famílias que recebem até 1/4 do salário mínimo.

Entre famílias que recebem mais de 5 salários mínimos, o percentual é de 5%.

“Temos um contingente enorme de famílias que simplesmente não conseguem alcançar o direito de matricular as crianças dessa idade na escola. É papel do poder público garantir plenas condições para esse atendimento e garantir toda a infraestrutura para que essas creches e escolas ofereçam uma Educação de qualidade para todas as crianças”, defende Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação.

*Com informações do Todos Pela Educação

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 4 – Educação de Qualidade.

Leia mais: