O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho no Brasil. Esta data é uma homenagem aqueles que se dedicam às palavras escritas. A nível internacional, os escritores são homenageados em 13 de outubro, data conhecida como o Dia Mundial do Escritor. A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 1960 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional. 

Em âmbito estadual, ele acaba de completar 96 anos. Bariani Ortêncio já publicou mais de 50 livros. O primeiro “o que foi pelo sertão” lançado em 1956.  Um dos maiores conhecedores da história, da cultura e das tradições goianas, Bariani Ortencio ganhou alguns dos principais prêmios da literatura em Goiás e no Brasil com livros como “o dicionário do Brasil Central”, “Cozinha Goiana”, “Medicina Popular” e “Cartilha do folclore brasileiro”. E tem mais dez livros prontos que serão lançados em breve.

(Foto: Reprodução/Sagres TV)

Para influenciar as novas gerações, o escritor criou o Instituto Bariani Ortêncio, com uma biblioteca com 3.600 livros e uma espécie de museu com muita história. Com apenas 19 anos, Cindy Lisiani, é um exemplo daqueles que começam mudar esse perfil. Mulher, bem jovem e de um estado fora dos grandes eixos.  O livro “Palavras para Ninguém” começou a ser escrito quando a jovem aprendiz tinha apenas 13 anos.

Confira a reportagem na íntegra:

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/_KmRVIRPH70″ frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}