A cada nova partida é possível se aprender uma lição. O Atlético aprendeu uma nova na noite de quarta-feira: manter a seriedade, mesmo diante dos adversários mais frágeis, e não abusar da sorte. Com um time reserva, o Dragão foi pequeno e sofreu diante do Flamengo-PI. Chegou a estar perdendo por 1 a 0, jogava mal, até que a dupla Jorginho e Junior Viçosa foi acionada e impediu o vexame. No fim, 2 a 2 no placar e o Dragão, por ter vencido o 1º jogo, segue firme na Copa do Brasil.

O Jogo

Se não tinha entrosamento, o Atlético se propôs a ir na base da vontade e da empolgação desde os primeiros minutos de jogo. Um dos mais ligados era o meia Alex Nemetz, camisa 10, que logo aos quatro minutos, em chute de longe, tentou surpreender o goleiro Róbson, sem sucesso. Sempre tentando os lados do campo, o Atlético só assustava em cruzamentos, pela direita com Jonas e Diogo Campos, e pela esquerda com João Lucas e Felipe Brisola.

Só que, efetividade, quem mostrou mesmo foram os visitantes. Pra quem esperava que seria um “teste”, aos 14min, Tuta tratou de acorda-los, após cabeçada sozinho na área, que passou raspando a trave direita. Um minuto depois, aos 15, o Dragão respondeu com Josimar, que completou cruzamento de Jonas e quase marcou de barriga.

O que ninguém previa aconteceu aos 19 minutos. O volante Zuza, da intermediária, disparou uma bomba, a bola não desviou, mas fez uma curva maluca que enganou completamente o goleiro Márcio, que ficou vendido no lance. 1 a 0 para os paraibanos. O Atlético, então, mudou a postura. Aos 26, Josimar teve a chance de empatar, mas Róbson defendeu. Aos 27, novamente o camisa 9 do Dragão tentou, dessa vez de cabeça, outra vez sem sucesso.

O Flamengo, que tinha devolvido o gol sofrido em Floriano-PI, só ia para a ataque na boa, de forma serena. E aos 34min, só não ampliou porque Márcio fez milagre: Siderval cruzou da esquerda, na medida para Tuta, que testou no canto, mas Márcio conseguiu espalmar. A torcida rubro-negra, mesmo em número muito reduzido, não poupou vaias e xingamentos a figuras como Felipe Brisola, Diogo Campos e até o estrante Josimar, que errou as oportunidades.

2º tempo

A atuação ruim do 1º preocupou tanto que o técnico Marcelo Martelotte decidiu colocar os titulares em campo: Junior Viçosa e Jorginho nas vagas de Brisola e Nemetz. Deu certo, deu muito certo e a dupla que construiu a vitória no jogo de ida, também construiu a virada. O artilheiro do Dragão, por exemplo, entrou com “fome” e tentou a primeira aos 13min, mas a bola foi sem direção. Três minutos depois, não teve perdão.

Aos 16min, após lançamento longo, Jorginho ganhou da marcação com um toquinho de cabeça, colocou na frente e rolou na medida para Junior Viçosa, sem goleiro, só empurrar para a rede. A empolgação tomou conta de uma forma que, quatro minutos depois, veio a virada. Aos 20, Diogo Campos serviu e ele, outra vez Junior Viçosa, bateu colocado, no canto esquerdo de Robson, que até tocou na bola, mas não conseguiu salvar.

https://www.youtube.com/watch?v=SdZy_Umm0b4

O gol deu tranquilidade, tanto que o Dragão se deu ao luxo de tocar mais a bola e esperar o apito final. O time rubro-negro, ou melhor, amarelinho, ainda teve boas chances, como aos 30min, em cobrança de falta de Wagner Carioca que passou muito perto. Só que o Dragão baixou a guarda cedo demais. Aos 41min, após cobrança de falta na área, Tuta cabeceou e conseguiu vencer Márcio, que ficou imóvel. 

FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-GO 2 X 2 FLAMENGO-PI

Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data/hora: 09/04/2014 – 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Auxiliares: Márcia B. Lopes Caetano e Wagner de Almeida Santos

Renda/público: 497 pagantes/ R$9.060,00
Cartões amarelos: Jonas, Jorginho (ACG); Siderval, Zuza (FLA) 
GOLS: Zuza 19’ 1T (0-1); Júnior Viçosa 16’ 2T (1-1); Júnior Viçosa 20’ 2T (2-1); Tuta 41’ 2T (2-2)

ATLÉTICO-GO: Márcio, Jonas, Paulo Henrique, Victor Oliveira e João Lucas; Marcus Vinícius, Wagner Carioca, Felipe Brisola (Jorginho) e Alex Nemetz (Júnior Viçosa); Diogo Campos (Fábio Lima) e Josimar. Técnico: Marcelo Martelotte

FLAMENGO-PI: Róbson, Darlan (Guilherme), Laércio, Ítalo e Siderval; Cleriston, Fábio, Zuza e Izael (Jarbas); Roni e Tuta. Técnico: Valter Maranhão