Após o Comitê de Operações Emergenciais de Enfrentamento ao Coronavírus (COE) de Goiás deliberar na última quarta-feira (28) pela liberação das aulas presenciais nas instituições de ensino em todo o estado, a Secretaria Estadual de Goiás (SES-GO) publicou nessa tarde de quarta-feira (4) uma nota técnica com as regras para o retorno.

Dessa forma, todas as escolas estão liberadas para retornarem as aulas em Goiás, seguindo às regras e protocolos de biossegurança. Entre as normas, está permitido atender apenas 30% da capacidade das instituições.

As aulas não podem ser obrigatórias e as escolas terão que manter aulas virtuais para os alunos cujos os pais ou eles mesmos não se sentirem seguros para a retomada.

As medidas de segurança sanitária incluem regras para as salas de aula e para a convivência dos alunos. Os bebedouros deverão ser desinstalados, e está proibida realizar jogos e brincadeiras que envolvem contato físico e também dar prioridade para os ambientes abertos e ventilados.

O banheiros devem ser abastecidos com papel higiênico, lavatório de mãos com sabonete líquido, papel toalha, álcool gel 70% e lixeira com tampa e acionamento por pedal.

Bibliotecas, parquinhos, pátios e espaços sociais que propiciem aglomerações não estão autorizados a funcionar. Esses espaços sociais só poderão ser utilizados alternadamente para as atividades escolares e seguindo regras específicas.

As escolas deverão assinar um Termo de Autodeclaração, que consta no Protocolo de Biossegurança, deliberado e avaliado pelo COE em Saúde Pública de Goiás. O termo deverá ser entregue à vigilância sanitária de cada município, preenchido e assinado .

Eventos sociais

Em relação a retomada das atividades econômicas de prestação de serviços em atividades que envolvam a realização de eventos, solenidades, cerimônias e eventos corporativos ou políticos, será preciso manter 50% da capacidade do local e no máximo 150 pessoas presentes.

De acordo com a nota técnica, estes eventos poderão ser realizados, mas os organizadores precisarão manter a lista de presentes por 60 dias. A lista deverá conter o nome completo de cada convidado e dois telefones de contato para que os mesmos possam ser rastreados em caso de confirmação ou suspeita de infecção por Covid-19.

A SES-GO salienta ainda que que os indicadores continuarão sendo avaliados semanalmente, porém, os impactos e os resultados do eventos contarão com uma análise mensal.

Confira a íntegra da nota técnica da SES-GO