O prefeito eleito em Itumbiara, Dione da Famoveis (DEM), conversou com Vinícius Tondolo, Jéssica Dias e Cileide Alves no programa Sagres Sinal Aberto, na manhã desta quinta-feira (17). Durante a entrevista, o novo prefeito detalhou sobre a situação do município e apontou desequilíbrio financeiro.

Dione da Famoveis teve 33,13% (16.640) dos votos. Para ele, a sua experiência administrativa aliada à insatisfação da população em relação à atual gestão, fez com o que ele fosse eleito como prefeito do município. “Eu me sinto uma pessoa preparada, sou filho da cidade, participo de várias entidades, sou bastante conhecido e tenho experiência administrativa […]. Em Itumbiara houve uma gestão com uma aceitação não muito boa, e isso me favoreceu por eu ser um perfil com experiência administrativa”, afirmou.

O novo prefeito deve gerir o município entre 2021 e 2024. Questionado sobre a situação em que vai receber a administração municipal, Dione da Famoveis afirmou que a Prefeitura de Itumbiara está em uma condição crítica, de contas desequilibradas e um número muito grande de obras inacabadas.

“Vou assumir a cidade em 1º de janeiro, uma Prefeitura com uma condição muito difícil, com acertos atrasados, com energia atrasada, com transferência de recursos previdenciários atrasado, com compromisso de parcelamento do pagamento da nossa dívida atrasada”.

Dione da Famoveis apontou que Itumbiara possui um desequilíbrio financeiro muito grande. “Os números que vamos receber está muito aquém daquilo que esperávamos encontrar. Sabemos de uma dívida consolidada de mais de R$ 80 milhões, as a dívida atual e recente é em torno de R$ 10 milhões de reais, o que inviabilidade muito o inicio de uma boa gestão”.

Transição

“As portas estão abertas para a transição, está havendo uma transparência. O secretariado todo está mostrando a realidade, isso está correndo dentro da normalidade conforme a orientação do Tribunal de Contas e do Ministério Público”, afirmou após ser questionado sobre a transição da gestão de Itumbiara.

Covid

Dione da Famoveis falou sobre a gestão da pandemia de covid-19 no município. “Como todo Estado, houve uma queda acentuada, mas nos últimos dias o número de casos cresceu. Todo comércio está liberado, mas estamos seguindo os protocolos pré-determinados pelo prefeito e pelo comitê de enfrentamento à covid-19”, ressaltou.