* Com informações da repórter Giuliane Alves

Os apressadinhos do trânsito sentem no bolso o peso do pé no acelerador. Isso porque, a quantidade de multas em Goiânia por alta velocidade teve um aumento significativo.

O especialista em trânsito Antenor Pinheiro afirma que quando o número de multas aumenta é maior o risco de acidentes. “Todo acidente de trânsito, tecnicamente falando, é resultado de uma ou mais infrações de trânsito. Isto significa que nós estamos com muito mais possibilidade de aumentar o número de acidentes graves ou gravíssimos pelo número de multas aplicadas,” avalia.

Dados da Secretaria Municipal de Transito (MST) mostram que em janeiro desse ano 25.878 motoristas foram multados por transitarem com velocidade superior à máxima permitida em até 20%. Este  número é 60% superior ao mesmo período do ano passado.

Antenor reforça que para diminuir esses dados é preciso colocar em prática políticas públicas mais incisivas. Segundo ele, não basta multar o condutor. Com os relatórios em mãos é preciso gestão para diminuir as infrações.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tolerável para a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito é de 11, 1 para cada 100 mil habitantes. Em Goiás, esse índice chega a 32,67, três vezes superior ao indicado pelo órgão.