Pensado pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), o Observatório de Governança Ambiental do Brasil (Ogam) é inaugurado nesta quinta-feira (4). Em entrevista à Sagres, o presidente do Presidente do Proam, Carlos Bocuhy, afirmou que o observatório é um espaço criado com o objetivo de manter um controle social sobre as ações governamentais, quanto ao meio ambiente, para buscar elementos capazes de transformar a realidade. “O Brasil necessita de uma reestruturação para o futuro”.

Assista a entrevista completa:

Criado por 40 ambientalistas e pesquisadores de diferentes áreas, o Ogam “ficará de olho” no Sistema Nacional do Meio Ambiente, que precisa mudar e ter uma estrutura mais voltada para sustentabilidade.

“Quando houve a criação do Sistema Ambiental Brasileiro, no século passado, os objetivos eram muito claros: proteção do patrimônio ambiental do Brasil, representado pela biodiversidade, pelas florestas, enfim, os seus bens ambientais”, contou Carlos, que disse que agora o desafio ocorre pelas mudanças climáticas. “Então, todo o sistema ambiental do brasil deve estar voltado para enfrentar esse desafio, contemporâneo, que faz parte de uma nova perspectiva do ponto de vista de proteção ambiental”.

Conforme o presidente do Proam, a proposta inicial é fazer um diagnóstico do Sistema, a fim de perceber inconsistências. A partir daí, tem início as reestruturações para torná-lo mais eficiente. “Isso demanda uma outra visão da fiscalização integrada entre todos os atores responsáveis, além da necessidade de se pensar novas formas de utilizar essa fiscalização. Diagnosticar e propor reestruturações, objetivando, principalmente, o desafio das mudanças climáticas”, disse. 

Leia mais:

Plano de drenagem e proteção de áreas verdes podem evitar inundações em Goiânia

Preservação de áreas verdes colabora para melhor desempenho de atletas

Árvores ajudam a resfriar “ilhas de calor” nas grandes cidades

Ouça a entrevista completa: