A Copa do Mundo das zebras fez mais uma vítima nesta terça-feira (6). Jogando no Estádio Cidade da Educação em Doha, no Catar, Marrocos venceu a Espanha nos pênaltis e garantiu vaga nas quartas de final pela primeira vez em sua história.

O triunfo da seleção marroquina elimina uma das favoritas ao título do Mundial e segundo o técnico Luís Enrique “a seleção que tem o melhor futebol”. A declaração polêmica do treinador espanhol veio após o empate com a Alemanha na fase de grupos durante uma live em sua conta na Twitch.

“Se há alguma seleção melhor que a Espanha? Futebolisticamente, não, claramente. Temos favoritas como a França e o Brasil, mas não surpreendem ninguém. Não tememos ninguém, jogamos recentemente contra a França e conseguimos ganhar o jogo”, afirmou.

Luís Enrique durante partida contra Marrocos. Treinador criou polêmica ao elogiar sua seleção (Foto: Reprodução/Twitter Espanha)

Luís Enrique também chamou a atenção por uma entrevista concedida antes da decisão contra Marrocos, na última segunda-feira (5). Ele comparou uma partida de futebol a um “espetáculo” e explicou que trabalha para ‘La Roja’ praticar um futebol bonito.

Contra os africanos pelas oitavas de final da Copa, o futebol praticado pelos espanhóis se resumiu ao famoso “tiki-taka”. Desta fez, porém, a posse de bola a troca de passes não foram efetivas. A seleção europeia terminou o duelo com 77% de posse de bola, mas apenas um chute no gol. Durante os 120 minutos de jogo (tempo normal + prorrogação) foram apenas 13 finalizações.

A Espanha de Luís Enrique não foi eficiente a ponto de transpor e vencer a consistência defensiva montada por Walid Regragui, técnico de Marrocos, que ficou ainda mais evidente nas penalidades máximas quando o goleiro Bono defendeu duas das três cobranças desperdiçadas pelos adversários.

O melhor futebol da Copa não foi suficiente para passar das oitavas de final do Mundial.