O óleo extraído do amendoim é rico em nutrientes e vitaminas, pois a leguminosa é rica em antioxidantes e vitamina E. Por isso, é um alimento muito bom para rejuvenescimento celular,  saúde física e mental, equilíbrio do corpo e prevenção de Alzheimer através da desintoxicação de moléculas nocivas. 

A nutricionista Juliana Gimenez Casagrande afirma que o alimento é muito popular como um petisco e celebra o alto potencial nutritivo que ele possui para o ser humano. “O amendoim entra dentro de uma classificação de gosto muito popular. É muito comum as pessoas comerem amendoim, gostarem, porque ele cabe muito bem para eventos, reuniões”, explica.

“Ele tem essa conotação de petisco e isso, para nutrição, já é algo muito muito bom, porque a gente estuda muito a questão do relacionamento com o alimento e não simplesmente o que ele tem de vitamina e mineral”, acrescenta.

Benefícios

Segundo a especialista em alimentos, o amendoim é benéfico por conter   Ômega 6 e outras gorduras poli insaturadas. São gorduras que atuam de forma positiva para o sistema imunológico, saúde cardiovascular e ainda na parte estética do corpo. 

Com a alta no preço do azeite de oliva, o óleo de amendoim está sendo utilizado como alternativa na cozinha dos brasileiros. Desta forma, além de um petisco queridinho, o alimento chega com um opção para fazer frituras. O amendoim é muito popular no país sendo produzidas cerca de 747 mil toneladas por ano.

O dado é da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) que afirma que aproximadamente 90% dessa produção tem origem no Estado de São Paulo. 

Do total produzido, os produtores extraem 87 mil toneladas de óleo, das quais 60% são exportadas principalmente para a China. Desta forma, agora, o óleo do amendoim está sendo mais popular também no Brasil.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar e o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: