O Programa de estudos do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) está com inscrições abertas até 30 de setembro para povos indígenas e quilombolas. As bolsas de estudos são para um curso em Genebra, na Suíça, com duração de 4 semanas, no verão de 2024. 

O curso será em português, inglês, espanhol, francês e russo. Assim, os povos indígenas e quilombolas terão acesso ao trabalho que a ONU desenvolve sobre os direitos humanos sobre as questões específicas dos Povos Indígenas.

O objetivo do programa é formar os indígenas e quilombolas para atuarem na proteção e promoção dos direitos humanos de duas organizações e comunidades.

Inscrição

Qualquer pessoa indígena ou quilombola pode se inscrever no programa, desde que seja pertencente a um povo ou comunidade. A ONU não apresentou idade e escolaridade limite para a participação, pois “a educação formal pode ser uma barreira socioeconômica para muitos povos indígenas”.

Além disso, o candidato precisa ter apoio da comunidade indígena/quilombola da qual pertence e aceitar treinar outros indígenas/quilombolas ao retornar após o curso. É preciso conhecer um dos cinco idiomas. A inscrições são realizadas pelo formulário.

Leia mais: