Com 24 pontos, o Atlético Clube Goianiense está na 7ª posição do Brasileirão, uma abaixo da atual faixa de classificação para a fase preliminar da Copa Libertadores da América, hoje ocupada por Flamengo e Corinthians, com 28 e 24 pontos respectivamente. No entanto, o número de classificados pela Série A para a principal competição de clubes da América do Sul pode aumentar se os times brasileiros que atualmente estão na Copa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores conquistarem títulos e ainda ficarem nas primeiras colocações na Série A.

Pelo quadro atual, Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro, que ainda estão na Libertadores, e bem no Brasileirão, podem ampliar o número de vagas, que ainda pode ser maior se Mengão ou Galo conquistarem a Copa do Brasil. Situação que se aplica também ao Fortaleza, hoje na 3ª posição com 32 pontos. No caso da Sul-Americana, Bragantino e Athletico-PR seguem na disputa. O time paulista, caso mantenha o desempenho atual no Brasileirão – 4º com 31 pontos – e ainda fique com o título continental, também ajudaria a aumentar o número de vagas pelo Nacional.

Em meio a esse quebra cabeça de vagas e projeções, o Atlético Goianiense deve sonhar com uma vaga inédita para a Copa Libertadores? O momento ainda é pra cautela? Veja o que disseram os comentaristas da Sagres.

Evandro Gomes

“Nesse caso do Atlético, acho que o mais correto é o presidente Adson Batista. Não que eu condene quem quer colocar o time brigando lá em cima, por Libertadores. O problema do Atlético é que diante da irregularidade dos jogos em casa, ele deixa dúvidas quando empata um jogo como fez contra a Chapecoense. Embora eu não acredito na hipótese de Libertadores, jogadores podem pensar sim, mas no fim estou com o Adson, com os pés no chão”.

Tim

“O Atlético está certo em sonhar com Libertadores. Tem um elenco que já mostrou qualidades, forte. Tem que melhorar o desempenho no Accioly e, caso consiga, pra mim passar a ser um dos times pra chegar pelo menos na fase preliminar da Libertadores”

José Carlos Lopes

“A virada de turno é sempre um momento importante para a avaliação do que cada time vai conseguir ao final do Campeonato Brasileiro. O Atlético está nesta disputa, muito próximo da zona de classificação para a Libertadores, o que ainda pode melhorar com os brasileiros que atualmente estão na Sul-Americana e na próprio Libertadores. O Atlético não pode desistir desse sonho de alcançar uma vaga. No ano passado foi uma Copa Sul-Americana, e acho que agora tem condições de brigar por uma Libertadores”.