O presidente regional do MDB, Daniel Vilela, detalhou em entrevista à Sagres 730 nesta quinta-feira (19) o estado de saúde de Maguito Vilela e os próximos passos para a campanha do MDB no segundo turno das eleições municipais. Daniel Vilela afirmou que vai dar continuidade a campanha que o MDB fazia no primeiro turno.

Leia também:

Daniel Vilela vai acionar Vanderlan na justiça por causa de declarações na Rádio Sagres

“No primeiro turno nós conseguimos a confiança da população, e estamos seguindo da mesma forma nesse segundo turno, até porque é uma questão de saúde que não está no nosso controle”, disse. “Acreditar que ele estará bem e transmitir a toda população a confiança para que eles possam consolidar o seu voto na candidatura dele, acreditando que ele estará apto para fazer um grande mandato como prefeito”, afirmou.

Ouça na íntegra:

À Sagres, adversário de Maguito à Prefeitura de Goiânia, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) fez críticas duras sobre o real quadro de saúde de Maguito e citou a ausência do candidato a vice-prefeito, o vereador Rogério Cruz (Republicanos). Questionado se o partido têm lidado com a hipótese do vice-prefeito assumir o lugar de Maguito, Daniel Vilela afirmou que desde o início houve reuniões e a alternativa é a transparência, já que o estado de saúde do candidato não é algo que pode ser controlado.

“Da mesma forma que isso não está sob nosso controle, não está sob o controle dos adversários. Por isso nos causou uma perplexidade, alguém querer dizer que nós estamos utilizando de uma doença que é incontrolável, por nós da política, para poder se beneficiar, não tem lógica isso, não sei de onde foi extraído ou quem sugeriu isso ao candidato”, afirmou. “Ele pode ter dificuldade de assimilar essa situação, porque é candidato e quer ganhar as eleições, mas não está sob o controle ele nem do nosso […] Mas temos agido dessa forma, com transparência e lealdade ao eleitor para dar confiança e segurança”.

Saúde de Maguito

De acordo com o último boletim médico, divulgado nesta quarta-feira (18), o candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela, está estável. Segundo o documento, o quadro de saúde se manteve o mesmo de ontem, quando Maguito iniciou dois tratamentos diferentes: renal e pulmonar, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O tratamento chamado diálitico é um procedimento de hemodiálise que faz a função dos rins e o segundo tratamento, com o aparelho chamado ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea).

Daniel Vilela afirmou que o quadro de saúde de Maguito Vilela está em uma evolução positiva, após a piora de domingo quando o prefeitável teve que ser entubado. “Ele vem em uma crescente, desde domingo a noite, quado foi o momento mais difícil de toda doença para ele. Ontem este bem e estável, e passou bem essa noite. Toda a estratégia de tratamento definida pelos médicos nessa semana, tem surtido efeito muito positivo”, detalhou.

No dia das eleições municipais, no dia 15 de novembro, Maguito voltou a ser entubado para fazer uma broncoscopia. Daniel Vilela afirmou que não ficou claro para os médicos, o que levou a piora no quadro de saúde de Maguito, mas ressaltou que os medicamentos surtiram efeito, e o candidato está estável.

“Essa broncoscopia, em razão dele ter iniciado, no domingo a tarde, um cansaço, uma falta de condição respiratória, faz a limpeza do pulmão e coloca em essa secreção em um ambiente que parece o corpo humano para identificar o que estava levando a isso, mas imediatamente entra com medicamento tanto para infecção quanto para uma inflamação”, disse. “De lá pra cá só cresceu um pequeno fungo e um vírus não muito agressivo, a princípio não surgiu nenhuma bactéria que poderia ter sido o fato que ocasionou uma infecção mais grave. Mas o fato é que, com o tratamento que foi iniciado logo após a broncoscopia, ele teve uma reação muito positiva”, completou.