Sagres em OFF
Rubens Salomão

Paço não consegue ex-secretário de Maguito e Geraldo Lourenço assume SEFIN em definitivo

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) precisou voltar atrás em convite feito ao ex-secretário da Fazenda de Aparecida de Goiânia, Carlos Eduardo de Paula Rodrigues, e confirmou Geraldo Lourenço como titular da Secretaria Municipal de Finanças de Goiânia, depois de pouco mais de um mês como interino. O ex-auxiliar de Maguito foi descartado de vez na última semana para o cargo por conta de divergências técnicas com o projeto implantado pela atual gestão e pela cobrança por autonomia.

Geraldo Lourenço acumulava o comando interino com o cargo de secretário executivo da pasta. Agora, Lucas Morais, que era superintendente de Administração Tributária, passa a ocupar a Secretaria Executiva.

Entre as divergências, Carlos Eduardo era contra a Câmara de Acompanhamento de Despesas de Custeio Administrativo (Cadeca), criada em março e que tem o secretário de Governo, Arthur Bernardes, no comando. Tanto Arthur quanto Geraldo são indicações com assinatura do presidente do diretório do Republicanos no Distrito Federal, Wanderley Tavares.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Discussão

Antes de ser nomeado, Geraldo Lourenço prestou consultoria para a nova gestão em Goiânia, e proferiu palestra no Paço Municipal no dia 31 março. O assunto era governança e a apresentação causou desconforto entre secretários municipais, o que ajudou a precipitar o desembarque do MDB da gestão municipal.

Atraso

O então secretário de Finanças Alessandro Melo, rebateu na reunião os comentários de Lourenço sobre um possível “atraso” na gestão em Goiânia e enumerou resultados positivos conquistados na gestão do ex-prefeito Iris Rezende. Diante da discussão, Rogério Cruz optou por encerrar o encontro.

Visita

O governador Ronaldo Caiado (DEM) cumpre agenda em Aparecida de Goiânia nesta segunda-feira (7). A partir das 11h, Caiado estará no Colégio Estadual de Período Integral Michelle do Prado, no Jardim das Hortências.

Ações

Na ocasião, o governador irá realizar a entrega de unidades do Cartão Alimentação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Ronaldo Caiado ainda assinará sete ordens de serviço no município.

Defesa

Tendo o ex-senador Demóstenes Torres como advogado, João Teixeira de Faria conseguiu decisão pelo trancamento de ação, junto ao ministro Nefi Cordeiro, no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O caso

De acordo com denúncia apresentada pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), a jornalista Edna Ferreira Gomes, entre outras duas pessoas que trabalhavam na Casa Dom Inácio, teriam levado uma suposta vítima para registrar declaração que favoreceria João Teixeira em casos de abuso sexual.

Argumentos

O advogado Demóstenes Torres faz a defesa de Edna no caso e aponta que não configura crime por ser um “fato atípico, não ter potencialidade lesiva com poder de influenciar um juiz ou promotor com uma declaração desse tipo. Desse modo, além de Edna, a decisão recai sobre os outros citados”.

Mais lidas:

Leia também: