O Paraná é o líder de inovação e sustentabilidade no ranking nacional da Bright Cities, consultoria que levantou indicadores das duas categorias em 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. O estado se destacou com os dados de Curitiba, Maringá e Londrina porque elas estão entre as melhores cidades nos quesitos.
É o segundo ano consecutivo que o Paraná ocupa a primeira posição no ranking de inovação e sustentabilidade da Bright Cities, com nota 6,31 em uma avaliação que varia entre 4,5 e 6,49. Então, as maiores notas seguintes são de São Paulo, com 6,17, e Santa Catarina, com 5,95.
Ranking
Também é a segunda vez que a Bright Cities divulga o ranking. A consultoria avalia os índices das três maiores cidades de cada estado em inovação e sustentabilidade. Assim, a avaliação segue metodologia com indicadores reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) sobre práticas de desenvolvimento sustentável e inclusivo.
O levantamento considera dez áreas prioritárias em todos os municípios para traçar contextos regionais sobre a eficiência das cidades em se transformar em locais inteligentes. Portanto, são parâmetros como a mobilidade, a segurança pública, a tecnologia, o meio ambiente e o empreendedorismo.
Entre as cidades paranaenses, Curitiba obteve a nota média de 6,38, Maringá teve 6,34 e Londrina atingiu 6,21.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia mais: