Uma condição rara entre as crianças está chamando a atenção dos médicos. É um tipo específico de demência parecido com o Alzheimer, classificada como uma doença degenerativa infantil, e que afeta menos de mil crianças em todo o mundo. A condição está sendo chamada de Alzheimer infantil.

A doença degenerativa não tem cura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que as crianças que vivem com a doença tenham em média entre 15 e 20 anos. Mas podem vir a óbito antes dos 10 anos. No entanto, a neurologista infantil Alicia Coraspe explica que o termo Alzheimer infantil é apenas uma expressão popular.

“Acredito que seja apenas uma forma mais simples de comparar as síndromes demenciais, já que a doença de Alzheimer é amplamente conhecida pela população, ao contrário das doenças neurodegenerativas infantis, como, por exemplo, a síndrome de Sanfilippo”, disse.

Avanço entre as crianças

Alicia Coraspe trabalha no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e acompanha o tratamento de crianças com doenças degenerativas. A médica percebe que a condição demencial está avançando entre as crianças. 

A neuropediatra explica que o Alzheimer geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos e é causada por alterações genéticas no tecido cerebral. Entre as crianças, percebe-se que há um desconhecimento das doenças, como é o caso da síndrome de Sanfilippo.

A Síndrome de Sanfilippo altera as condições neurológicas das crianças desde a primeira infância e tem sintomas como epilepsia e convulsões. No caso desta doença degenerativa, as crianças possuem um neurodesenvolvimento normal, mas passam por uma deterioração neurológica com o passar do tempo.

No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Alicia Coraspe atende pacientes infantis com doenças degenerativas para deixar a progressão dos sintomas mais lentos. Então, ela celebra os resultados dos tratamentos. “Os resultados do tratamento têm demonstrado um declínio mais lento das funções motoras e de linguagem nos pacientes”, contou.

*Com informações do Jornal da USP

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 03 – Saúde e bem-estar.

Leia mais: