Uma reunião em um restaurante vai custar US$ 50 mil ao partido do presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, do PRD (Partido Democrático Revolucionário).

O valor é a multa que Cortizo terá de pagar por causa de uma reunião de cerca de 20 deputados do PRD em um restaurante da Cidade do Panamá realizada na última quinta-feira (18).

O encontro entre os parlamentares gerou indignação no país, abalado por causa da pandemia do novo coronavírus.

O Ministério da Saúde local informou que a A multa foi imposta por “infringir as normas” decretadas pelo governo para tentar conter a expansão do vírus.

O restaurante onde a reunião aconteceu também acabou multado em US$ 50 mil. No encontro, parlamentares discutiram a eleição do próximo órgão diretor da Assembleia Nacional (Parlamento).

Por causa da quarentena, restaurantes no Panamá devem estar fechados como forma de evitar a disseminação do vírus.

O secretário-geral do PRD, Pedro Miguel González, disse que compreende “a reação gerada por tal acontecimento (…), razão pela qual assumimos a responsabilidade” e pediu desculpas.

Com uma população de 4 milhões de habitantes, o Panamá já registrou 475 mortes e mais de 23 mil infectados pela Covid-19.

Adiamento

No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Congresso Nacional têm discutido o adiamento das eleições municipais, por conta da pandemia. O senador Lasier Martins (Podemos-RS) chegou a afirmar em vídeo nas redes sociais que o TSE já havia decidido sobre as novas datas do pleito. O assunto será debatido no Senado nas próximas semanas.