A Prefeitura de Goiânia anunciou neste sábado, 24, o reinício das atividades no projeto de reestruturação do Mutirama. As obras abrangem o conjunto formado pelo parque temático, túnel e plataforma, paralisadas respectivamente, por liminar judicial e posição pessoal do prefeito Paulo Garcia. Com a decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Publica Municipal, Fabiano Abel, de suspender a liminar sobre o parque temático, concedida por ele mesmo em 16 de fevereiro, os cerca de 500 funcionários municipais trabalharão em ritmo de três turnos.

O prefeito informou que em um entendimento prévio entre Prefeitura e Ministério Público Federal (MPF) chegou-se a conclusão de ser necessário o término de um dos estágios da obra: as fundações que dão sustentação tanto ao túnel quanto a plataforma – o que possibilitará a liberação do trânsito na Marginal Botafogo. “Então, já na segunda-feira, dia 26, retornaremos ao projeto”, afirma Paulo Garcia.

Mesma assegurando que mais de 90% das modificações do parque temático estejam concluídas, o prefeito se recusou a criar expectativas com relação a inauguração e entrega do projeto. Paulo declarou ainda ter um laudo pericial da Polícia Federal (PF) atestando haver subpreço no serviço contratado.

No canteiro de obras, Paulo Garcia se encontrou com o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edvard Madureira, para tratar da recuperação da fachada externa do prédio onde funciona o Planetário. O objetivo é fazer com que a construção, coordenada pela Universidade, componha o projeto paisagístico e urbanista daquele novo Mutirama.

Novo Parque

O novo parque terá 485 mil metros quadrados. As obras preveem uma interligação do Parque Mutirama com o a área do Bosque Botafogo. Para tanto, serão construídos uma plataforma ligando os parques Botafogo e Vila Nova, um túnel entre as avenidas Araguaia e Paranaíba, além de uma ponte de transposição do córrego Botafogo. A plataforma, com 100 metros de extensão por 100 metros de largura, fará a substituição da passarela existente e será construída sobre o córrego Botafogo e as marginais, ligando os parques Botafogo e Vila Nova.

Também integra as obras de reestruturação do Parque Mutirama a construção de um túnel de 300 metros de extensão na Avenida Araguaia. A obra permitirá a passagem livre da Avenida Paranaíba até a ponte de transposição do Córrego Botafogo. A pista da Avenida Araguaia será rebaixada para que, posteriormente, seja construída a passagem de nível (túnel) de interligação entre o Parque Mutirama e o Parque Botafogo. Sobre o túnel serão realizados serviços de urbanização e o mesmo contará ainda, com passagem de pedestres isolada das pistas, por meio de barreiras ao longo da trincheira.

Brinquedos

Serão instalados mais de 30 brinquedos, investimento que, na opinião do prefeito, atrairão mais de um milhão de visitantes por ano ao novo espaço urbano de Goiânia, acarretando benefícios à cadeia produtiva da cidade. Mesmo com esses investimentos, a Prefeitura assegura o caráter popular do parque, com ingressos de baixo custo para atender principalmente a população de menor poder aquisitivo.