O programa Pauta 1 desta quinta-feira (25) analisa o crescimento dos casos de ansiedade e depressão. Dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos apontam para intenso crescimento do consumo de remédios relacionados à saúde mental durante e depois do período da pandemia.

O uso de medicamentos para ansiedade cresceu cerca de 10% entre 2019 e 2022. Já os sedativos usados para dormir aumentaram 33%, e antidepressivos tiveram um salto de 34% nas vendas. Um recorte importante é que depressão, ansiedade, luto e propensão a vícios são mais presentes entre jovens pretos e pardos, segundo o ministério da saúde.

Exatamente por conta desse recorte social, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados e Deputadas aprovou um projeto de lei que busca oferecer gratuitamente remédios para o tratamento de transtornos ligados à ansiedade e depressão. Segundo o texto, o benefício seria implementado pelo Ministério da Saúde, por meio do programa Farmácia Popular, que estabelece parcerias com farmácias privadas.

Nesta edição, o Pauta 1 aborda o uso de medicamentos, mas principalmente os fatores que levam a uma nova pandemia, dessa vez de doenças relacionadas à saúde mental. Para isso, recebemos o presidente do Conselho Regional de Psicologia, Wadson Arantes Gama, que detalha os fatores relacionados ao aumento do uso de medicamentos para depressão e ansiedade.

O programa conta ainda com participação rápida do autor do projeto para distribuição dos medicamentos, o deputado federal dr. Zacharias Calil (UB). No último bloco, a conversa é com o psiquiatra Douglas Barbosa, que analisa os tratamentos prioritariamente medicamentosos para casos de depressão e ansiedade.

O programa, com apresentação das jornalistas Jéssica Dias, Palloma Rabêllo e Rubens Salomão, ainda analisa como enfrentar a realidade de populações de baixa renda, que sofrem mais com os problemas de saúde mental, já que têm menor acesso a atendimentos psicológicos ou psiquiátricos. O Pauta 1 vai ao ar nesta quinta-feira, às 20h, na Sagres TV e no canal no YouTube.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.

Confira edições anteriores do Pauta 1