Pesquisa do Instituto de Pesquisas, Sociais, Politicas e Econômicas (IPESPE), divulgada na última sexta-feira (18), aponta que o interesse da população pelas eleições de 2022 é de 65%. O número é a soma de entrevistados que responderam que que têm muito interesse, 49%, e que responderam ter algum interesse, 16%.

Entre o restante dos entrevistados, 14% disseram que têm pouco interesse; 19%, não se interessam pelas eleições deste ano, e 2% não responderam ou não sabem.

Ao todo, foram entrevistadas 1 mil pessoas no Estado de São Paulo, acima de 16 anos, pelo telefone. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro deste ano. A margem de erro da pesquisa é de 3,2% para mais ou para menos.

A pesquisa foi registrada pelo IPESPE no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-08006/2022 e SP03574/2022.

Presidência da República

No cenário da disputa presidencial, foram apresentadas aos entrevistados duas perspectivas: a pesquisa estimulada e a espontânea. Na estimulada, em que nomes de possíveis candidatos são informados aos participantes do levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu 34% das intenções de voto. Seguido do atual presidente Jair Bolsonaro, que obteve 26% das intenções de voto.

Leia também: PodFalar #168: As surpresas da pesquisa eleitoral e o bolsonarismo de Gustavo Mendanha

Na sequência, a pesquisa aponta que o ex-juiz federal Sergio Moro recebeu 11% das intenções de voto; Ciro Gomes, 7%; João Dória 5%; e com 1% cada, Simone Tebet, André Janones e Felipe D’Ávila. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não obteve nenhum percentual de intenções de voto. Neste cenário, 11% dos entrevistados informaram que pretendem votar em branco ou nulo e 2% não responderam ou não sabem.

Já na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de possíveis candidatos aos entrevistados; os números são os seguintes: Lula, com 30%; Bolsonaro, com 24%; Sergio Moro, 9%; Ciro Gomes, 6%; e João Dória com 4%. Simone Tebet, Felipe D’Ávila, Alessandro Vieira e André Janones não foram lembrados pelas pessoas que responderam à pesquisa. Já os que disseram que vão votar em branco ou nulo somam 5% e outros 20% não responderam ou não sabem.

Em um possível segundo turno, dos quatro cenários tabulados pela pesquisa, Lula lidera três. No primeiro ele recebeu 46% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro, 34%. Pessoas que informaram que votariam em branco ou nulo totalizam 19% e 1% responderam que não sabem.

Na segunda perspectiva, Lula também recebeu mais intenções de votos, 46%, que Sergio Moro, 33%. Brancos e nulos são 19% e 2% não sabem ou não responderam. No terceiro caso, Lula estaria à frente de João Dória, com 47% e 26%, respectivamente. Brancos e nulos somam 25% e outros 2% não sabem ou não responderam.

O último cenário apontado é uma disputa entre João Dória, que recebeu 37% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro, com 35%. Responderam que votariam em branco ou nulo 26% dos entrevistados e 2% não sabem.

Veja os dados da pesquisa na íntegra:

Leia mais: