O candidato a prefeito Maguito Vilela (MDB), deve vencer as eleições em Goiânia, de acordo com a pesquisa Serpes divulgada pelo jornal O Popular neste sábado (27). Mesmo sem participar de atividades de campanha neste 2º turno e fora das ações há 42 dias, o emedebista chega na véspera da eleição com uma vantagem de 13 pontos percentuais para Vanderlan Cardoso (PSD), em votos totais.

Segundo o levantamento, Maguito aparece com 44,1% das intenções de voto, contra 31,1% de Vanderlan. 13 % dos eleitores anularia o voto ou não votaria. Não decidiu:11,8%.

Em comparação com a rodada anterior, divulgada na segunda-feira (23), Maguito apresentou oscilação negativa dentro da margem de erro que é de 4 pontos percentuais e Vanderlan apresentou variação positiva. O emedebista tinha 43,9% e o pessedista 27,8%.

Votos Válidos

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

 A forma de cálculo é a mesma usada pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Nas urnas no 1° turno, Maguito teve 36,02% dos votos válidos, contra 24,67% de Vanderlan.

A pesquisa Serpes/ O Popular indica que o emedebista tem 58,6%, contra 41,4% do pessedista, ou seja, uma vantagem de 17,2 pontos percentuais.

Espontânea

Já no levantamento do tipo espontâneo, ou seja, aquele em que não é apresentado o nome do candidato, mas apenas questionado em quem pretende votar neste 2 º turno, a vantagem de Maguito para Vanderlan é semelhante.

Segundo a pesquisa, Maguito Vilela tem 40,8% das intenções de voto, contra 29,6% de Vanderlan Cardoso. Anularia o voto ou não votaria: 12,1% dos eleitores entrevistados. Não decidiu: 17,5%.

Rejeição

Vanderlan Cardoso é o mais rejeitado entre os dois nomes que estão na disputa neste 2º turno em Goiânia. Não pretendem votar no pessedista: 24,1%. Em comparação com a rodada divulgada na terça (23), a rejeição de Vanderlan aumentou 4,5 pontos percentuais, acima da margem de erro. Ele tinha 19,6%.

Já o índice de Maguito Vilela é de 18,5%. A rejeição ao emedebista também aumentou em comparação com a última pesquisa, o aumento foi de 5 pontos percentuais. Ele tinha 13,5% de rejeição.

De acordo com o levantamento, não rejeita ninguém: 60,4% dos eleitores e não decidiu: 4,0%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. O contratante é a empresa Jaime Câmara e Irmãos S/A/ Jornal O Popular. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número de protocolo: GO-05935/2020 no dia 22 de novembro de 2020. Foram ouvidos 601 eleitores em diferentes bairros da cidade de Goiânia. O intervalo de confiança é de 95%, com margem de erro de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. A coleta de dados foi realizada no dia 26 de novembro de 2020.