Pesquisadora do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp), Karoline Ceron recebeu uma homenagem internacional por seu estudo sobre a extinção de anfíbios causada pelas mudanças no clima. Ceron foi homenageada com o prêmio Ecology Letters Early Career Researcher Award depois que o artigo da pesquisa foi publicado na revista Ecology Letters, que divulga pesquisas inovadoras na área da ecologia .

A pesquisa de Karoline Ceron analisa os efeitos das mudanças climáticas no desaparecimento de espécies de sapos, rãs e pererecas. No estudo, então, ela associa as facetas funcional, filogenética e interação dos anfíbios com o meio ambiente e sua ausência na diversidade com a extinção

A faceta funcional revela a função dos anfíbios estudados para o ecossistema, a filogenética mede a relação entre as espécies e a de interação, portanto, avalia a coexistência dos animais.

Efeitos da extinção na biodiversidade

Karoline Ceron pesquisou mais de 1.500 espécimes de anfíbios da Mata Atlântica, do Cerrado, do Chaco e do Pantanal. Conforme o resultado da pesquisa, as respostas a cada uma das facetas do estudo são diferentes. Então, Ceron notou que os efeitos das mudanças climáticas sobre as interações foram mais fortes que sobre a diversidade funcional e filogenética.

O principal foco do estudo considera a dimensão dos efeitos das mudanças no clima na biodiversidade. Assim, a pesquisadora apontou a importância de preservar as interações entre espécies de anfíbios para manter as funcionalidade dos ecossistemas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 15 – Vida terrestre e o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima.

Leia mais: