Pirenópolis é atualmente considerada o destino mais charmoso do Centro-Oeste brasileiro. A cidade atrai turistas de vários estados e mesmo países, interessados e conhecer e curtir a natureza, a arquitetura, a cultura e culinária locais. No programa desta semana eu trouxe a secretária de Turismo de Pirenópolis e vice-presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), Vanessa Leal, para falar deste que é um dos maiores geradores de emprego e renda da cidade.

O maior desafio do turismo em Pirenópolis, diz a secretária, é conciliar os cuidados que a pandemia de Covid exige e manter o setor em atividade. Por isso, desenvolveu uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e com os restaurantes, bares, pousadas e demais atores do turismo na cidade. Agora, com mais conhecimento sobre como a doença se desenvolve, afirma, é possível traçar planos dentro de uma margem de segurança maior.

Um reflexo das restrições é o cancelamento, por mais um ano, do Carnaval. Entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março, não haverá atividades carnavalescas. Entretanto as pousadas, hotéis, restaurantes, cachoeiras – e a nova vinícola – estarão abertas ao público. Coolers, caixas de isopor, som automotivo e garrafas de vidro continuam proibidos.

Em 2021, o município esteve na Expo Dubai – a maior feira de Turismo do mundo – e em outras três feiras de turismo nacionais. Em 2022, Pirenópolis vai continuar investindo na promoção do turismo no Brasil e no exterior.

Piri tem vocação para o ecoturismo, e para isso a sustentabilidade é fundamental. Mas não se trata apenas do equilíbrio ambiental, é preciso ser sustentável econômica e socialmente. Para isso, o município está revisando seu Plano Diretor para um ordenamento urbano condizente com as necessidades da cidade e do ambiente. A coleta seletiva é outro avanço, que ganha adesão cada dia maior da população. Outra operação importante é encerrar o lixão da cidade, o que é uma vergonha. O projeto está em andamento.

O potencial de investimentos na Pirenópolis é enorme e vai muito além dos bares, pousadas e restaurantes. Vanessa Leal convida os empreendedores a passarem uns dias na cidade e ver as potencialidades de negócios. Há espaço para o comércio e serviços dos mais diversos. A cidade trabalha para que o turismo ocupe a cidade também durante a semana. Eventos corporativos, congressos e outras ações ainda esbarram nas poucas opções de espaços adequados para eventos de médio e grande porte, o que limita a captação de eventos àqueles voltados para esportes e lazer junto à natureza.

Em tempo: Pirenópolis consolidou o conceito de destino seguro. As pesquisas junto ao Observatório do Turismo mostram que menos de 1% dos visitantes da cidade contraíram covid após o retorno da viagem.

FPC – Carnaval é sossego em Pirenópolis.

Em nosso quadro Faz Parte do Cenário, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Pirenópolis – COMTUR, Danilo Costa Matos, fala sobre o feriado de carnaval e a programação da cidade. Confere aí no link:

O programa desta semana esteve alinhado com o ODS 13: Saúde e bem-estar.

Programa Completo

Temas abordados

– Goiás no comando da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo. https://youtu.be/F5SDER4QU0Y

– Covid-19: o grande desafio do turismo. https://youtu.be/H64xifgPIxY

– Mais um ano sem Carnaval em Piri. https://youtu.be/DJYEVdTpiFg

– A estratégia para divulgar Piri no Brasil e no mundo. https://youtu.be/YR8iDDqcg2s

– Pirenópolis no trilho da sustentabilidade ambiental. https://youtu.be/aJmFN-0xkrg

– Pirenópolis é um destino seguro, apontam pesquisas. https://youtu.be/G3JiYPYv6xI

– FPC: Carnaval é sossego em Pirenópolis. https://youtu.be/3xEa5sB3eOc

Leia mais: