O porta-voz da Polícia Militar, Coronel Cardoso, explicou à Sagres 730 nesta segunda-feira (5), a operação para evitar aglomerações no feriado de Nossa Senhora Aparecida, que contará com a participação da Polícia Militar, Ministério Público e Goiás Turismo.

“Será uma operação em conjunto para realizar ações para diminuir a propagação do novo coronavírus, haverão outros órgãos envolvidos. As prefeituras devem estabelecer regras e situações para o enfrentamento. A Polícia Militar destinará um efetivo para apoiar nas cidades turísticas, realizaremos um patrulhamento de maneira normal e ordinária, e agiremos quando necessário”, detalhou.

A operação feriado Nossa Senhora Aparecida, será entre os dias 9 e 12 de outubro, em Aruanã, Britânia, Itacaiú, Buriti Alegre, Distrito De Bandeirantes, Luiz Alves, Aragarças, Pirenópolis, Caldas Novas, São Simão e Alto Paraíso. De acordo com Coronel Cardoso, o papel da Polícia Militar será além da questão da covid-19, mas também a segurança das cidades e também das rodovias.

“A PM está em apoio aos órgãos de fiscalização, mas ressaltamos que a arma mais importante é a conscientização. Que as pessoas entendam que não é momento para aglomerações, que façam suas viagens com cautela, evitar aglomerações, seguir as medidas de segurança, porque de nada adianta essa força-tarefa se não tivermos uma conscientização da população”, destacou.

Ministério Público de Goiás

O Ministério Público de Goiás expediu um ofício ao governador Ronaldo Caiado solicitando a implementação de medidas de segurança para controlar as aglomerações nos próximos feriados no estado. As estratégias devem entrar em vigor já no próximo feriado, em 12 de outubro.

No ofício, é explicado que as situações registradas no feriado de 7 de setembro, com registro em várias cidades do Estado de aglomerações de pessoas e ocupação da rede hoteleira e de estabelecimentos comerciais acima do recomendado, levaram à necessidade de definir medidas de enfrentamento, com o objetivo de evitar a repetição do ocorrido.

Assista à entrevista a seguir no MS#696