O quadro eleitoral pós-convenções partidárias, encerradas nesta quarta-feira (16), e a origem política de dois dos candidatos mais competitivos em Goiânia são os temas deste PodFalar #104.

Quatorze candidatos disputam a eleição para prefeito de Goiânia, um recorde. Em 2016, apenas sete foram às urnas. Já em 2012 e em 2008 foram oito postulantes. Em ordem alfabética, são os seguintes os candidatos: Adriana Accorsi (PT); Alysson Lima (Solidariedade); Antônio Neto (PCB); Cristiano Cunha (PV); Elias Vaz (PSB); Fábio Júnior (Unidade Popular); Gustavo Gayer (Democracia Cristã); Maguito Vilela (MDB); Major Araújo (PSL); Manu Jacob (PSOL); Samuel Almeida (PROS); Talles Barreto (PSDB); Vanderlan Cardoso (PSD) e Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD), dois dos candidatos mais competitivos, são políticos que fizeram carreira no interior. O emedebista começou como vereador, em Jataí, foi governador, e por último, prefeito da vizinha Aparecida de Goiânia. Vanderlan nunca se esquece de sua experiência como prefeito do também vizinho Senador Canedo.

O acolhimento de migrantes faz parte da história de fundação de Goiânia. A capital surgiu como representação do moderno, conforme atestou o historiador Nasr Chaul, professor aposentado da UFG, em seu livro “Caminhos de Goiás – Da construção da decadência aos limites da modernidade”. Uma cidade cosmopolita recebe, e bem, pessoas vindas de todas as partes. Goiânia faz isso atualmente, como se verá no segundo bloco deste episódio.

Leia mais sobre os assuntos deste podcast

Confira outras edições do PodFalar

PodFalar #103: As vozes dos candidatos (parte 2) e o anúncio da candidatura de Maguito Vilela em Goiânia

PodFalar #102: As vozes dos candidatos e a intrincada conversa entre governo, MDB e PSD

PodFalar #101: A aposentadoria de Iris, o avanço da covid e o silêncio das autoridades

Confira aqui playlist completa do PodFalar