Antes de começar, um aviso aos nossos ouvintes. O PodFalar fará um recesso de Réveillon no próximo final de semana e estará de volta no sábado, dia 9. Dito isto, vamos ao episódio desta semana de Natal.

A Câmara de Goiânia e Assembleia Legislativa concentraram as principais ações políticas desta semana natalina, em esforço para aprovar projetos para o ano novo, temas deste episódio do PodFalar.

No primeiro bloco, o “trem da alegria”, jargão usado para se referir à criação de cargos, por meio de uma emenda jabuti, quando um tema é incluindo em um projeto de lei que trata de assunto diferente. Neste caso, o líder do prefeito, o vereador Welington Peixoto (DEM), se encarregou de apresentar a emenda, criando 15 cargos e alterando outros dois já existentes. A emenda foi incluída no projeto de lei encaminhado pelo prefeito Iris Rezende, a pedido da equipe de transição, de reforma administrativa na prefeitura.

No segundo bloco, as votações de medidas na Assembleia Legislativa a pedido do governador Ronaldo Caiado, para criar as condições legais para o Estado aderir ao regime de recuperação fiscal ou ao programa de equilíbrio fiscal, ambos aprovados pelo Congresso Nacional por meio do projeto 101/20, há duas semanas. Os temas mais polêmicos da semana na Casa, foram a prorrogação da proibição de progressão de carreira dos funcionários, que já havia sido derrubada na semana passada, e a possível ameaça às emendas impositivas de deputados estaduais no caso de adesão do Estado ao RRF.

Confira mais sobre os temas deste podcast:

Confira outros episódios do PodFalar:

PodFalar #117: Caiado comemora socorro fiscal e Assembleia pressiona governo

PodFalar #116: A revolta dos governadores e a biografia de Iris Rezende

PodFalar #115: Os dilemas do MDB pós-vitória e a segunda onda da covid em Goiás