As possíveis regras para as eleições municipais de 2024 são os temas da 262ª edição do PodFalar. O primeiro podcast de Política tem apresentação e comentários dos jornalistas Rubens Salomão e Samuel Straioto, que abordam assuntos como o combate às candidaturas laranjas, o uso de inteligência artificial em propagandas e as mudanças na autodeclaração de raça de candidatos.
Esses e vários outros assuntos podem ser alvo de novas resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que realiza audiências públicas para debater como a fiscalização pode ocorrer no pleito deste ano. Para analisar os temas, o podcast conta com a participação das advogadas eleitoralistas Maíce Andrade e Thaís Moraes.
Entre os destaques da conversa, está o machismo estrutural e como deve ocorrer o combate à violência política de gênero, além da manipulação de candidaturas femininas nas disputas por cadeiras nas Câmaras Municipais.
As ações na Justiça por fraudes nas cotas de gênero causaram uma dança de cadeiras na Câmara de Goiânia. Primeiro, o PRTB de Santana Gomes e Bruno Diniz teve a chapa cassada, com recontagem de votos pela Justiça Eleitoral. As vagas foram ocupadas por Paulo Magalhães (UB) e Márcio Carvalho dos Santos (Cidadania), que também teve a chapa cassada três meses depois, pelo mesmo motivo. Assim, Marlon Teixeira também ficou sem mandato e assumiram Welton Lemos (Podemos) e Igor Franco (Solidariedade).
Nos últimos dois meses de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou as cassações das chapas do PTB e PTC e Paulo Henrique da Farmácia e Léo José perderam os mandatos, sendo substituídos por Markim Goyá (PRD) e Bill Guerra (Solidariedade), que só ficou no cargo por 24 dias, até o retorno de Leo José.
Siga o PodFalar
Confira o PodFalar na Rádio Sagres, no Sagres Online, no aplicativo da Sagres, no Spotify, no Google App, no Deezer e no Castbox. Siga o PodFalar em seu tocador de podcast preferido e receba um episódio novo todo sábado. Em vídeo, você acompanha as edições semanais no YouTube e na Sagres TV, canal 26.1, na sexta-feira, às 20h.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste texto, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes