O prefeito Iris Rezende voltou a ser notícia de destaque nesta semana. Na segunda-feira (8) a Secretaria de Tesouro Nacional (STN) melhorou a nota fiscal da Prefeitura de Goiânia, chamada de Capacidade de Pagamento (Capag), da letra C para a letra B. Com isso, o município recupera o direito de solicitar empréstimos e sua capacidade de investimentos.

Depois da boa notícia, a prefeitura anunciou dez obras para os dois últimos anos da gestão de Iris, entre elas, viaduto na Avenida 136 com a Marginal, conclusão da obra da linha do BRT Norte-Sul e o prolongamento leste da Avenida Leste-Oeste.

A reorganização administrativa da prefeitura e a sobra de recursos em caixa para investimentos colocam Iris Rezende no centro do processo eleitoral de 2020, como pré-candidato ou como um importante cabo eleitoral, assunto da primeira parte deste podcast #39.

O segundo tema é como o governador Ronaldo Caiado (DEM) se enxergou em 100 dias de governo, completados na quarta-feira (10). Em entrevista coletiva Caiado apresentou um balanço em Power Point onde tem de tudo: ações novas, como a implantação do Programa de Compliance Público, para prevenção de irregularidades e mau uso do dinheiro público, até anúncio de ações que não são iniciativado Estado, como a liberação de R$ 63,35 milhões do FCO (Fundo do Centro-Oeste) para investimentos empresariais e rurais em Goiás.

As fontes FCO são recursos federais do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), além de retorno de financiamentos, ou seja, pagamentos feitos por pessoas físicas ou jurídicas que pegaram empréstimos com o fundo.

Ouça +