A Polícia Civil (PC), por meio do Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), apresentou nesta quinta-feira (11) Paulo Antônio Gomes, de 48 anos, suspeito de aplicar golpes em compra de máquinas agrícolas, cujas vítimas são agricultores e pecuaristas do interior do estado.

O golpe que deu origem à investigação envolveu a compra de um trator e um arado. Na negociação, o suspeito se apresentou com nome falso e fez o pagamento com cheque roubado, causando à vítima o prejuízo de aproximadamente R$ 130 mil, como destaca a chefe do grupo de repressão da Deic, Mayana Rezende.

“Era uma vítima de Goiânia, vendeu para o Paulo um trator e também uma grade por R$ 115 mil, e o Paulo, como todo estelionatário, tem um poder de persuasão muito grande, acaba convencendo a vítima a entregar o bem antes mesmo de haver a compensação do cheque, antes de ter a certeza de que realmente vai receber. Depois disso as vítimas não conseguem mais contato com ele”, relata.

Até o momento foram recuperados três tratores e duas grades, pertencentes a três vítimas diferentes apreendidos nos municípios de Santa Helena, Rio Verde, Firminópolis e Rubiataba. Segundo a delegada, o suspeito vendia os veículos, fruto dos golpes, pela metade do preço e sem documentação.

“Depende do modelo e da marca. Dois deles ele vendeu pela metade, um dele um preço um pouco abaixo e sempre dizendo que ele era o proprietário. Muitas vezes quem está comprando é acostumado a comprar dessa forma no interior, sem nota fiscal, sem um contrato de compra e venda. Ele se aproveita dessa simplicidade do homem do campo para conseguir ter essa vantagem”, afirma.

De acordo com as investigações, o suspeito responde atualmente por 15 processos criminais, dez deles pelo mesmo golpe. 

esteliod

Com informações do repórter Jerônimo Junio