Após reunião realizada na manhã desta quarta-feira (8) por videoconferência com 19 presidentes dos clubes (menos o Flamengo) da Série A do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que o retorno do público aos estádios será permitido quando todas as prefeituras liberarem. Há 18 meses as torcidas estão proibidas de frequentar os jogos devido a pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Lei de combate ao racismo no esporte é sancionada em Goiás e prevê multa de até R$ 5,5 mil

Sendo a expectativa de que as partidas entre Vila Nova x Náutico que acontece nesta sexta-feira (10) e Atlético-GO x Corinthians no domingo (12) e Goiás x Brasil de Pelotas no sábado (18), já fosse realizada com a presença de torcedores colorados, rubro negros e esmeraldinos, foi frustrada.

Os clubes já estavam se preparando para o retorno das torcidas nos estádios. Nas redes sociais, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, disse que a decisão foi unânime entre os presentes na reunião com a CBF e ressaltou que a questão voltará a ser discutida no dia 28 de setembro.

O Flamengo não participou da reunião, antes do encontro, o clube carioca publicou nota oficial afirmando que “não cabe aos clubes ou à CBF” deliberar sobre a presença de público nos estádios e que a decisão deve ser das autoridades municipais.

Vale ressaltar que Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro tem autorização para receber público em seus jogos, devido a uma liminar junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que autoriza a presença de torcedores em praças onde o público fosse liberado. Inclusive, a partida entre Cruzeiro e Ponte Preta, pela Série B do Brasileirão, será realizada neste sábado (11), em Sete Lagoas-MG, com a presença de público.

Os 19 clubes que estiveram presentes na reunião também decidiram entrar em conjunto com uma ação no STJD para tentar derrubar a liminar concedida ao Flamengo que permite presença de público nas partidas da equipe carioca. Além disso, ficou decidido ainda, que se algum clube utilizar a liminar para ter torcedores na arquibancada, toda a rodada do Brasileiro será suspensa.

Durante a reunião, o Atlético-MG se manifestou afirmando que apesar de ter a liminar que lhe permite mandar jogos com a presença da torcida, não irá usá-la e respeitará a decisão que foi tomada coletivamente.

*Com informações do ge.com