“Praia Acessível” quer proporcionar novas experiências a pessoas com deficiência em praias do Tocantins 

Com o objetivo de oferecer acessibilidade e proporcionar novas experiências a pessoas com deficiência na temporada de praia do Tocantins, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) implantou o projeto “Praia Acessível” disponibilizando cadeiras anfíbias que permitem o deslocamento terrestre e aquáticos dos visitantes e turistas cadeirantes.  

O projeto teve início em 2022 como um modelo piloto e foi ampliado em 2023 para três praias: Praia do Prata e Praia do Caju, em Palmas, e praia de Luzimangues, em Porto Nacional. A iniciativa conta ainda com uma cadeira itinerante que irá acompanhar uma equipe da Semarh que atua na conscientização ambiental e o descarte de resíduos em todo o estado através de outro projeto da pasta: o Praia Consciente. 

“É com muita alegria que levamos esse projeto para as praias da capital neste ano, oferecendo acessibilidade à população e aos turistas que visitam nosso Tocantins. É importante lembrar que nós, enquanto Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, cuidamos dos nossos ativos ambientais para que todos possamos vivenciar o que a natureza nos oferece, como as nossas praias e lagos, algo que o tocantinense ama e valoriza. E nada melhor que somar isso à inclusão social, uma atitude simples como oferecer acesso ao banho de rio, mas que traz dignidade e felicidade a essas pessoas”, pontuou o secretário da Semarh, Marcello Lelis.  

Durante o lançamento do projeto, que conta com a parceria do Corpo de Bombeiros do Tocantins, a Semarh convidou alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas para conhecer a cadeira anfíbia e experimentar um banho no Rio Tocantins pela primeira vez. As famílias agradeceram a iniciativa e pontuaram que irão compartilhar com outras famílias de pessoas com deficiência que essa experiência estará ao alcance de todos até o fim do chamado “verão tocantinense”.  

Como funciona 

As unidades de cadeiras anfíbias que ficarão permanentes nas praias sob os cuidados da equipe do Corpo de Bombeiros, estarão disponíveis ao público cadeirante aos finais de semana, no intervalo das 10 às 14h, até o encerramento da temporada de praia oficial.  

O cadeirante deverá se apresentar com um ou dois acompanhantes, que serão os responsáveis pela assistência durante o deslocamento na areia, pelo apoio na água e ao longo da trajetória de retorno para devolução da cadeira flutuante.  

Na retirada, deverá ser assinado um termo de responsabilidade que permitirá o uso e a permanência com a cadeira; durante o prazo estipulado, para possibilitar o atendimento de todos, conforme a demanda. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Leia mais: