Uma viagem a uma cantina italiana bem no Centro de Goiânia. O tradicional restaurante Bologna é o primeiro do gênero na cidade e funciona desde 1957 na Rua 3, bem ao lado do Mercado Central. Então, uma boa massa da nona é um convite delicioso para confraternizar com amigos e com a família. Além disso, o sabor da comida unifica gerações.
O local é bastante curioso, um restaurante subterrâneo. Sendo assim, para entrar no restaurante é preciso passar por uma pequena porta, descer as escadas e chegar no salão. Lá dentro um universo composto por uma boa lasanha à bolonhesa e diversos tipos de massa, como: nhoque, capelete, talharim, espaguete, sem contar o delicioso bife à parmegiana servido com muito molho vermelho, e ainda outros tipos de carnes e peixes.
Em todos os anos de funcionamento, a responsabilidade pelo restaurante continua com a família Tosi, fundadora da casa. A equipe segue o legado da Dona Corina e do Seu Guido, que não deixava as pessoas irem embora se levar um pirulito. Eles partiram e ascenderam para outro plano espiritual, mas suas marcas permanecem vivas no interior do Bologna. Nesse sentido, basta observar com zelo e atenção as massas e molhos, quase tudo de forma artesanal, numa produção singular, de sabor particular e com alimentos sempre fresquinhos.
O restaurante não inventa moda quando o assunto é massa italiana, ao sugo ou a bolonhesa e algumas folhas de manjericão. Durante a pandemia o espaço esteve fechado para o público, atendendo para delivery e para buscar a comida no local. O Bologna funciona na Rua 3, nº290, ao lado do Mercado Central, no Centro de Goiânia e o telefone é o (62) 3225-6467.
Goiânia 90 Lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 e 11 – Educação de Qualidade e Cidades e Comunidades Sustentáveis