Os empreendedores das micro e pequenas empresas que quiserem aderir ao regime de tributação do Simples Nacional tem até o dia 31 de janeiro para a mudança. Para esclarecer dúvidas sobre o tema, o Sagres em Tom Maior recebeu, na terça-feira (11), o contador e presidente do Sindicato das Empresas de Contabilidade de Goiás (Sescon-GO), Edson Cândido Pinto.

De acordo com o especialista, todas as empresas que se enquadram como micro ou pequeno porte podem aderir ao Simples Nacional. “Essas empresas, tanto do ramo de prestação de serviços, indústria e comércio, que tiverem faturamento que enquadre naquelas escalas de receita bruta anual, elas poderão optar pelo Simples”, explicou.

Para as empresas que já são optantes do Simples Nacional, Edson Cândido Pinto destacou que aquelas que têm dívidas, seja municipal, estatal ou federal, tem até 31 de janeiro para regularizar a situação. “Tem que pagar ou parcelar aquela dívida para a empresa não ser desenquadrada com data retroativa a 1º de janeiro. Se não houver regularização, essas empresas serão desenquadradas do sistema e terão que optar ou pelo lucro real, ou lucro presumido, que são outras duas modalidades”, ressaltou.

Assista à entrevista na íntegra

Leia mais: