Foto: Divulgação/ Prefeitura de Goiânia

A prefeitura de Goiânia iniciou nesta quarta-feira (15) uma ação para acabar com focos do Aedes aegypti na capital. Os imóveis que já tinham sido alertados sobre focos estão sendo multados por descumprirem orientações. A ação conta com ajuda de chaveiro e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Segundo um levantamento da Zoonoses, em Goiânia existem 470 imóveis abandonados e fechados. De acordo com o gerente de vetores do Departamento de Zoonoses, Fernando Nascimento, outras alternativas para resolver o problema foram tentadas antes de recorrer ao chaveiro para realizar a abertura dos imóveis.

O valor das multas para imóveis com focos do mosquito transmissor da dengue custa entre R$ 2.255 a R$ 6.273,75. A ação abrange tanto residências quanto imóveis comerciais.

De acordo com dados com o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), o Índice de Infestação Predial (IIP) em Goiânia é de 2,3%, o que significa que a cada 100 imóveis visitados, pelo menos dois possuem focos do mosquito. Em 2019 Goiânia registrou 15 mortes por dengue. Este ano já foram registrados 5.780 casos, mas nenhum óbito ainda.