(Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Prefeitura de Goiânia retoma nesta segunda-feira (13), os serviços de construção da terceira etapa da rede de drenagem e do corredor do BRT na Avenida Goiás, entre a Avenida Anhanguera e a Rua 1, suspensos no final do ano passado a pedido dos lojistas.

O objetivo é concluir a obra em 60 dias úteis, dependendo da intensidade das chuvas durante esse período, e iniciar a execução na contramão da Avenida em abril, a partir da Avenida Independência. O projeto tem 420 m de extensão e tubulação em Ribi Loc (PVC) de 500 mm de diâmetro.

Para a execução da obra, o trânsito passará por modificações, mas o cruzamento da Avenida Anhanguera continuará livre. Os trabalhos no local serão realizados de uma única vez, quando a obra da outra pista estiver executada até a Anhanguera, evitando o que local seja bloqueado duas vezes.

Linha 605

A partir de terça-feira (14), a linha 605 (Bairro da Vitória/Campinas/Centro) deixa de passar pela Rua 3, entre a Avenida Tocantins e Avenida Araguaia. O trajeto será desviado para a Avenida Tocantins, Rua 1 e Avenida Araguaia e, a partir desse trecho, segue o itinerário normal. A mudança valerá por cerca de 90 dias, em função do período chuvoso.

Com a mudança, a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) desativou dois Pontos de Embarque e Desembarque no trecho da Rua 3 e das avenidas Tocantins e Araguaia e ativou outros dois já existentes, nas mesmas avenidas, para atenderem a linha.

Rede de drenagem

A rede de drenagem é parte integrante do sistema do BRT Norte-Sul e tem 2,6 km de extensão, entre a Praça Cívica e o Setor Norte Ferroviário, onde fará o lançamento no Córrego Capim Puba. Os trabalhos de construção tiveram início em maio do ano passado, na Rua 4, no Setor Norte Ferroviário, passando pela Avenida Oeste, no Setor Marechal Rondon, Avenida Goiás, onde cruza a Avenida Independência para chegar até a Praça Cívica.

Corredor do BRT

Durante as obras da rede de águas pluviais, a Avenida Goiás vem sendo requalificada e preparada para a operação do BRT, com a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, implantação de pavimentos rígidos e flexíveis e a completa revitalização da sinalização de trânsito – horizontal, vertical e semafórica, com semáforos inteligentes.

As calçadas estão sendo readequadas, conforme as normas de acessibilidade e arborizadas, com a troca das espécies que estiverem condenadas. A iluminação em conjunto LED será adotada em toda a via.

Com a rede de drenagem, a prefeitura soluciona o problema de alagamentos e enchentes em grande parte da região Central de Goiânia. O prazo para conclusão da obra é agosto de 2020.