O novo decreto da Prefeitura Municipal permite que os bares e restaurantes retomem as atividades seguindo regras para evitar a disseminação do novo coronavírus. Mas nem todos os donos de estabelecimentos de Goiânia reabriram as portas nesta terça-feira (14). É o caso da hamburgueria WR Carnes Grill, do Allan Pércio. “A gente já veio se antecipando e já pensando em uma possível não abertura por conta do aumento de casos”, afirma em entrevista à Sagres.

A hamburgueria tem dois ambientes, e comporta 100 pessoas, mas vai continuar atendendo apenas por delivery. O empresário admite que teve queda de cerca de 70% nas vendas, mas teme reabrir as portas enquanto houver aumento do número de casos na capital.

“Quando a gente foi pensar no que podia acontecer durante esse atendimento e a evolução dos casos igual o que foi projetado e está acontecendo, a gente viu um risco tanto para nós, para os nossos colaboradores e para os próprio clientes.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO), desde o início da pandemia, cerca de 30% de bares e restaurantes em Goiânia fecharam as portas em definitivo, por conta de dificuldades financeiras. O presidente da Abrasel-GO, Fernando Jorge, acredita que esse número pode aumentar até setembro.

“Infelizmente esses empresários não pegaram dinheiro emprestado de bancos, não conseguiram empréstimos nem do governo estadual nem federal, e nem de bancos privados, até porque muitas dessas empresas já vinham passando por momentos difíceis”, avalia.

Com as mudanças no decreto municipal, os estabelecimentos poderão continuar abertos em definitivo, desde que respeitados os protocolos de saúde e o distanciamento. “Não podermos ter muito erro pela frente. Temos que saber utilizar as cartas que temos para acertar essa volta, esse retorno”, analisa.

Mesmo sem abrir as portas e continuar apenas com o delivery, o empresário Allan Pércio diz que tem o apoio dos clientes. “Vamos seguir com muita cautela, com muito cuidado. Graças a Deus, nossos clientes, assim que a gente divulgou que não iria abrir, a gente só teve resposta positiva. A maioria apoiou e acha que é sensato continuar fechado por enquanto”, conclui.

De acordo com último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 348 novos casos e uma nova morte por Covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas em Goiânia. Agora, a capital possui 10.158 infectados e 273 óbitos pela doença do novo coronavírus.

Confira a seguir alguns estabelecimentos que preferiram não reabrir as portas durante a pandemia

 

Ver essa foto no Instagram

 

Queridos Amigos e Clientes, sabemos da ansiedade de todos por tomar aquela cerva gelada com a gente e comer aquele torresmo que vc respeita. Porém, entendemos que mesmo a prefeitura liberando a abertura dos bares nos sentimos inseguros pelo momento que Goiânia passa referente a pandemia. Temos total consciência que nós, como empresa, estamos passando por um momento financeiro terrível. Mas após muito pensarmos decidimos esperar um pouco mais para nossa reabertura. Não queremos colocar ninguém em risco . Até porque mesmo abrindo sabemos que não temos nenhuma garantia e apoio do governo. Toda a responsabilidade é nossa. Temos um respeito muito grande com nossa equipe e clientes. E mesmo estando em uma situação crítica vamos aguardar um pouco mais. Entendemos e respeitamos nossos amigos de bares que irão abrir, temos certeza do desespero de cada um. Sabemos que existem muitos que estão passando inúmeras dificuldades como nós tb. E desejamos toda sorte do mundo. Porém, nós do Matuto vamos aguardar mais um pouco. Em breve estaremos juntos e contamos como o apoio de cada um dos nosso clientes e colaboradores tão queridos. Sendo assim, durante essa semana continuaremos atendendo apenas com pedidos para retirada pelo 3941-1708 de quinta a domingo. Ou se preferir, pode pedir pelo iFood. “Vamo que vamo”

Uma publicação compartilhada por Matuto Bar e Restaurante (@matutobar) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Diante do crescente número de mortes causadas pela pandemia do Corona Vírus, a Mandala Cervejaria está de luto. Nesta semana que se inicia, muitos comércios, incluindo bares, estarão abertos para receber o público. Entendemos a necessidade da economia girar, mas não conseguimos admitir que nada seja mais valoroso que a vida. Por isso pedimos mais um pouco de paciência às(aos) nossas(os) clientes, pois não poderemos recebê-los na “Casa da Alegria” enquanto não houver segurança para tal. Se abrirmos, além de expor nossa equipe e clientes a um risco de uma doença altamente contagiosa, que pode levar a morte, serviremos ao papel social de disseminadores a um número gigantesco de pessoas, de forma indireta. Vamos aguentar firmes, pois essa tempestade vai passar. Continuemos fazendo nossa parte, nos cuidando e cuidando das pessoas que estão ao nosso redor. Enquanto isso, nos ajude pedindo nossos pratos e bebidas pelo delivery, e saboreie todo o amor com que trabalhamos por aqui! Em breve estaremos juntos(as)!!! #fiqueemcasa #mandalanasuacasa #nãovamosabrir

Uma publicação compartilhada por Mandala Cervejaria (@mandalacervejaria) em