Nesta terça-feira (09), Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio, fez um comunicado oficial sobre a o feriado de carnaval em Goiás. Baiocchi afirmou que o comércio não é obrigado a fechar suas portas.

“Não existe previsão em lei do feriado na terça-feira de carnaval, isso é apenas uma tradição. Na segunda-feira, alguns seguimentos, principalmente o do comércio, coloca como um ponto facultativo. Então entendemos que não existe a obrigatoriedade do comércio, serviço e turismo fechar suas portas para o feriado de carnaval, pois não há previsão legal para isso. Com exceção daqueles seguimentos que previram em convenção coletiva, o feriado ser compensado na segunda-feira”, explicou.

O presidente da Feromércio ainda salientou que nesse momento de crise economia, a orientação é trabalhar normalmente. “A Federação de Comércio orienta os sindicatos e todas as empresas no estado de Goiás para que cumpra a convenção coletiva se tiver previsão. Não havendo, devemos trabalhar, porque a economia pede esse nosso esforço”, finalizou.

Vale destacar que na manhã de hoje (09), foi aprovada em primeira votação no plenário da Assembleia Legislativa de Goiás, um projeto de lei que suspende o feriado da terça-feira de carnaval de 2021. O texto ainda será analisado em segunda e última votação em sessão extraordinária marcada para esta quarta-feira (10).

A medida tem o objetivo de evitar aglomerações em cidades turísticas do estado com o feriado prolongado, previsto para o dia 16 de fevereiro. A contaminação pelo novo coronavírus tem crescido e consequentemente a as taxas de ocupação de leitos de UTI também. Nesse contexto, há a necessidade de adesão de novas medidas preventivas que combatam o aumento da disseminação da Covid-19.

Confira a íntegra do comunicado oficial do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi: