A presidente da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Raquel Barbosa, celebrou nesta quinta-feira (29) o lançamento do Programa Aprendiz do Futuro. A solenidade foi realizada no Sala de Cultura Gercina Borges Teixeira, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. São 5 mil vagas para jovens que passarão por capacitação e serão inseridos no mercado de trabalho.

“É um momento histórico em que a Renapsi resgata a sua missão que é de incluir o jovem no mundo laboral, com todas as suas garantias trabalhistas, o preparo desse jovem para inserção nesse mercado, o acompanhamento sócio-psicológico ou psicossocial para as famílias em estado de vulnerabilidade, geralmente são famílias que estão passando por graves problemas estruturais”, afirma. “Temos agora a oportunidade de fazer aquilo que é a nossa missão e que fazemos há mais de 25 anos”, complementa.

Seleção

As inscrições começam neste domingo (1º/08) e vão até o dia 15 de agosto. Os resultados serão divulgados entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro. O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, destaca os critérios que serão avaliados para o preenchimento das vagas.

“O programa está aberto para quem tem renda mensal familiar de até dois salários mínimos. Quanto menor a renda da família do jovem, ele terá uma pontuação maior no programa”, afirma.

Os jovens selecionados serão contratados para aprendizagem profissional em órgãos estaduais e passarão por cursos de qualificação técnica, voltada ao mercado de trabalho, e terão o desempenho escolar acompanhado. Além do pagamento do programa, no valor de R$ 516,66, eles terão direito a vale-alimentação no valor de R$ 150, vale-transporte, 13º salário, seguro de vida e uniforme.

Leia também: Aprendiz do Futuro abre inscrições para 5 mil jovens em Goiás

O secretário enumera os critérios de desempate para a escolha dos jovens. “Desempenho escolar do aluno. Existe um sistema 360 graus da Secretaria de Educação onde eu posso coletar essa informação. Se ainda houver empate, vou buscar a idade do jovem. Quando mais próximo de 16 anos, maior a pontuação. Se no final ainda houver empate, os que fizeram inscrição primeiro terão a preferência”, afirma.

Wellington Matos em entrevista ao repórter Samuel Straioto, da Sagres (Foto: Sagres TV)

Saúde mental

Segundo Wellington Matos, uma das preocupações da Pasta é com a saúde mental dos jovens, já que muitos foram afetados por causa da pandemia. “Muitos jovens adquiriram síndromes durante a pandemia, muitos estão doentes. Então, além de toda a questão de capacitação de treinamento, nós teremos um olhar muito forte para a saúde mental desses meninos com psicólogos, assistentes sociais, fazendo esse atendimento”, garante.

Intercâmbio internacional

Os jovens aprendizes serão encaminhados às empresas já no mês de setembro. Ao final do processo, os que obtiverem o melhor desempenho poderão participar de um intercâmbio internacional.

“A vida do jovem profissional vai ser acompanhada dia a dia através de uma plataforma, como um LinkedIn, onde as informações serão colocadas. Esses jovens vão pontuar, de alguma forma. No final desse processo, aqueles jovens que apresentarem o melhor desempenho dentro do programa, é que serão beneficiados com esse intercâmbio na Europa ou em outro lugar a ser definido”, explica.

Confira a solenidade de lançamento do Programa Aprendiz do Futuro