Com toda certeza, os fãs da franquia de Mario Bros aguardam ansiosamente pelo dia 06 de abril de 2023. Apesar disso, não vamos aceitar uma adaptação ruim – por mais que seja uma animação -. Ainda mais depois que sentimos o gostinho de qualidade e fidelidade através da série (perfeita) da HBO, The Last of Us.

Diferente da narrativa do game da Nintendo, criado por Shigeru Miyamoto, em Mario Bros: O filme, a Princesa Peach Toadstool (Anya Taylor-Joy) não será a donzela em perigo. No filme, Mario (Chris Pratt) e seu irmão Luigi (Charlie Day) vão parar no reino governado por Peach, conhecido como o Reino dos Cogumelos. Entretanto, o rei dos Koopas, Bowser (Jack Black) decide assumir todos os reinos. Mas, quem será salvo ou salva? Não, não é princesa, e, sim, o Luigi!

Mario Bros: O Filme

Em entrevista à Total Film, os diretores Horvath e Jelenic, contam que dessa vez, Mario terá que salvar o seu irmão das mãos de

O objetivo de Mario é salvar seu irmão das garras de Bowser. Ele tem que embarcar nessa aventura épica para fazer isso. Então Luigi, que é um personagem notoriamente nervoso e ansioso, se encontra na pior situação possível: ter que sobreviver aos interrogatórios de Bowser e passar por esse desafio”.

Nos jogos do Mario Bros, o vilão Bowser sequestra a Princesa Peach e a missão do Mario é salva-la. Na animação, Luigi será capturado e cabe a princesa Peach e o Mario, salva-lo. Ambos embarcam em uma jornada emocionante para salvar o reino e os prisioneiros, incluindo o Luigi. No trailer, podemos ver a princesa de calça, armada e poderosa ao lado de Toad, disposta a salvar o seu reino. E, claro, o trailer traz diversas referencias de jogabilidade do game.

Vamos ter uma Peach diferente. Ela assumirá o papel de líder e fará de tudo para salvar as pessoas e proteger o seu reino. Ou seja, ela não vai protagonizar a “donzela em apuros”.

Ela é a monarca que lidera este reino de sapos infelizes e adoráveis. Estávamos pensando em quão forte essa pessoa precisaria ser para proteger essas pessoas. Tudo isso deu origem à ideia do personagem Peach em nosso filme“, afirma Horvath.

Fim dos estereótipos?

Com essa premissa do filme, houve uma quebra de estereótipos e paradigmas que existem sob as mulheres. Por muitos anos, fomos retratadas pelas industrias cinematográficas, e, também, nos jogos eletrônicos, como mulheres indefesas ou incapazes de algo, como se houvesse a necessidade de sermos salvas pelos homens. Claro, além da sexualização em massa.

Isso se deve a sociedade patriarcal e machista que vivemos. Mas, vemos um avanço no cinema, ao buscar um novo olhar e uma nova direção de representatividade. Será que estão saindo da caverna de Platão? Isso é reflexo de muita luta, suor e sangue de mulheres fortes e determinadas, em busca de igualdade e respeito. De viver.

Dubladores

Na animação, teremos nomes conhecidos ao assumir as vozes dos personagens mais ícones do mundo dos games. O elenco de vozes do filme conta com Chris Pratt (Mario Bros), Anya Taylor-Joy (Princesa Peach), Charlie Day (Luigi), Jack Black (Bowser), Keegan-Michael Key (Toad) e Seth Rogen (Donkey Kong).

Leia mais: