Com a aproximação do Dia de Finados, no dia 2 de novembro, empresas que comercializam planos funerários intensificam os trabalhos de divulgação nas proximidades dos cemitérios da capital.

No entanto, segundo o Procon Goiás, nenhuma compra deve ser realizada por impulso, principalmente em um momento de fragilidade emocional. Para evitar possíveis transtornos, o gerente de Pesquisa e Cálculo do órgão, Gleidson Tomás, orienta que pode ser mais seguro procurar a empresa pessoalmente. 

“É muito comum o consumidor solicitar cálculo junto ao Procon de desistências destes planos funerários. E quando isso aconteceu, boa parte do que ele já pagou fica retida junto com a empresa. No Dia de Finados, o consumidor corre o risco de fechar estes contratos sem as devidas cautelas, sem a leitura adequada. Dificilmente vai ser restituído, porque é uma corretagem daquele vendedor”, alerta.

Ainda de acordo com o gerente do Procon, é importante que o contratante leia e entenda todas as cláusulas do contrato e caso ocorram dúvidas, o órgão se coloca à disposição para saná-las e indicar o melhor caminho.  Gleidson Tomás explica no que as pessoas devem ficar atentas.

“É importante que o consumidor verifique se esta empresa que ele está contratando está ou não incluída no cadastro de reclamações fundamentadas e, caso esteja, se ela tem o hábito ou não de solucionar as demandas dos consumidores”, pontua.

O consumidor pode fazer a consulta pelo site do Procon Goiás, www.procon.go.gov.br ou pelo número 151.

Com informações da repórter Juliana Gomes