Luiz Primandade, professor de Biologia no programa GoiásTec do Governo de Goiás, criou com sucesso um jogo sobre botânica, uma abordagem dinâmica e lúdica para ensinar Botânica aos estudantes, especialmente em comunidades tradicionais. A iniciativa foi inscrita na 3ª edição do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, parte do Movimento LED promovido pelo Grupo Globo e Fundação Roberto Marinho. O Jogo Botânico se destacou, sendo selecionado como um dos 60 melhores na semifinal do prêmio.

O Prêmio LED, que busca reconhecer e valorizar práticas inovadoras com impacto no ambiente escolar, é uma oportunidade para destacar a importância do Jogo Botânico, projetado para comunidades Quilombolas, Indígenas e de difícil acesso. O professor Primandade, motivado pela necessidade de valorização dessa iniciativa, destaca que a participação no prêmio visa dar visibilidade ao jogo, proporcionando benefícios educacionais significativos.

“O sentimento bom de colher os frutos do Jogo Botânico aumenta, a cada dia, quando consigo perceber que um número maior de estudantes pode ser beneficiado a partir dessa ferramenta educacional”, afirma o professor.

Jogo Botânico

O Jogo Botânico, fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) e o IF Goiano, está ganhando destaque nas escolas da rede pública estadual. Atualmente, ele contribui para o currículo do Estado de Goiás, alinhando-se às normativas importantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além disso, serve como um estímulo para que outros professores se inspirem e criem ferramentas pedagógicas inovadoras. “Professores da rede estadual devem, a cada dia, aumentar o seu nível de conhecimento, aumentar o número de projetos educacionais, com o objetivo de valorização do seu trabalho e aperfeiçoamento profissional”, aponta o professor.

O professor destaca os esforços da Seduc/GO em ações que contemplam comunidades de mais difícil acesso, como é o Jogo Botânico. “A Secretaria da Educação de Goiás tem contribuído significativamente para a ampliação, divulgação e aplicação do projeto nas áreas de difícil acesso”, declara o professor Primandade.

De acordo com ele, um retrato disso é o programa GoiásTec que, tendo atualmente ampliado o alcance do projeto, pode contribuir para ações de sustentabilidade e preservação não somente do Cerrado, mas também de outros biomas brasileiros, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes.

Prêmio LED

Esta é a 3ª edição do Prêmio LED – Luz na Educação, voltado para iniciativas inovadoras no setor educacional, engajadas em promover transformações práticas que acelerem novas formas de ensinar e aprender.

Neste ano, mais de 2 mil pessoas se inscreveram na premiação, dividida em três categorias: educadores; estudantes e empreendedores/organizações.

Os projetos estão sendo avaliados por um grupo de especialistas, bem como, por uma banca de jurados a partir dos critérios de inovação, impacto e escalabilidade. A celebração e reconhecimento dos vencedores ocorrerá durante um programa especial na TV Globo. A divulgação dos finalistas está prevista para o dia 17 de dezembro de 2023, enquanto a dos seis vencedores, para abril de 2024.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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