Profissionais de Saúde serão chamados para atuar na linha de frente contra a covid-19 (Foto: Pexels)

O Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira (2) portaria que determina o cadastro de profissionais da saúde para realizar capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus (Sars-Cov-2).

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2). Profissionais de 14 categorias da área da Saúde deverão atuar, tais como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, profissionais de Educaçao Física, de Biologia e Veterinária.

Serão chamados também biomédicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, ondontólogos, psicólogos e técnicos e Radiologia. De acordo com a portaria,  as medidas previstas nesta “serão executadas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente da COVID-19”. 

Os pagamentos pelos serviços prestados devem ser feitos posteriormente, como prevê a lei 13.979/2020, que trada das medidas a serem adotadas durante a emergência de saúde pública causada pela pandemia.

Os profissionais de saúde deverão, obrigatoriamente, preencher um cadastro online do Ministério da Saúde, clicando aqui. Depois, será enviado um link para fazer um curso de capacitação à distância, que também é obrigatório. Quem não finalizar o cadastro, de acordo com a portaria, será reportado ao seu respectivo conselho federal.

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença