Programa Jovem Candango certifica mais de 700 jovens no DF  

Aconteceu na manhã desta terça, 20, no Museu Nacional da República, a certificação do Programa Jovem Candango, iniciativa do Governo do Distrito Federal através da Secretaria da Família e Juventude, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi e as Obras Sociais Jerônimo Candinho. Mais de 700 jovens estavam aptos a certificação depois de terem concluído seus contratos nos programa de Aprendizagem entre julho e dezembro de 2023.  

Jovens como Lívia Rocha, de 18 anos, que concluiu o Programa em julho do ano passado e destacou as transformações que o período na aprendizagem promoveu na sua vida.  

“Foi muito importante porque eu aprendi a ver a sociedade de uma forma diferente, a lidar com públicos que antes eu não lidava e também a ter uma melhor oratória e saber me portar no mercado de trabalho adequadamente. Por ser o primeiro emprego, foi muito importante fazer esses dois anos de jornada de Jovem Aprendiz foi muito legal, mas também muito desafiador, como todo emprego é. Saio com uma satisfação imensa de ter feito parte do programa e com a sensação de missão cumprida. Fiz um ótimo trabalho, eu desempenhei a minha função muito bem. Ter esse sentimento e deixar esse legado é muito importante”, afirmou.  

Para a Diretora Operacional da Demà Jovem by Renapsi, Aline Ferreira, o momento da certificação marca a conclusão de um ciclo de desafios e conquistas para as centenas de jovens que passaram pelo Programa Jovem Candango no segundo semestre de 2023.   

“Acho que esta é uma oportunidade de parabenizar os jovens e as suas famílias por toda a dedicação ao longo dos dois anos de formação teórica e prática dentro do Programa. Eles superaram muitas adversidades e se dedicaram de uma forma ímpar. Hoje recebem o certificado de formação e o nosso sentimento é de gratidão por ter contribuído para que esses jovens tivessem oportunidade pela educação e trabalho”, pontuou. 

Inspiração

Ex-jovem aprendiz e atleta do parabadminton, Juscileia de Carvalho e Silva participou do Programa Jovem Candango atuando na Secretaria de Esportes do DF. Em 2023 ela integrou a seleção brasileira de parabadminton que disputou os Jogos Parapanamericanos do Chile. Durante a cerimônia de certificação ela destacou a importância do programa e da oportunidade.

“Também fui Jovem Candango e sou atleta. O Programa Jovem Candango é uma realidade transformadora que vem proporcionando oportunidades educacionais de emprego e capacitação para os jovens da nossa região. Eu vejo que para a sociedade a educação é uma chave mestra que abre as portas pro progresso e através do Jovem Candango testemunhamos o compromisso firme ao oferecer uma educação de qualidade e investir nas mentes destes jovens é investir numa sociedade sustentável e na prosperidade da nossa região”, afirmou.  

O Programa Jovem Candango 

Criado por lei distrital e regulamentado por decreto, o Programa Jovem Candango visa formar os jovens por meio de atividades práticas e teóricas dentro da Administração Pública. O público-alvo do projeto são estudantes de 14 a 18 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou médio na rede pública do Distrito Federal, ou em instituição particular na condição de bolsistas.  

O novo ciclo do Programa, entre 2023 e 2024 já atingiu a marca de 1.800 jovens beneficiados. Na contratação, o Programa garante percentuais para órfãos do feminicídio, filhos e filhas de catadores de recicláveis e adolescentes em situação de rua.   

Também têm prioridade egressos do sistema socioeducativo, jovens acolhidos por medida protetiva, adolescentes com deficiência, remanescentes do programa Bombeiro Mirim, residentes da área rural há no mínimo 5 anos e participantes de projetos executados pelos Centros de Juventude. 

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 08 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Leia mais: