Sagres em OFF
Rubens Salomão

Projeto contra desmatamento do Cerrado segue parado no Senado

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado decidiu nesta semana adiar, mais uma vez, o debate sobre o Projeto de Lei 4230/2019. O texto, que segue parado, estabelece moratória do desmatamento no Cerrado e estava na pauta de quarta-feira (5) na Comissão. A proposta tem autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e teve apresentação aionda em agosto de 2019. Ela estabelece o impedimento, por 10 anos, de novas autorizações de supressão de vegetação no bioma.

As únicas exceções, de acordo com o PL, seriam empreendimentos de utilidade pública. O segmento incluiria negócios de baixo impacto ambiental e aqueles localizados em pequenas propriedades ou em posses rurais familiares. Em 2020, a Comissão de Agricultura do Senado (CRA) rejeitou a proposta. Pelas regras da Casa, no entanto, a Comissão de Meio Ambiente tem a palavra final. Depois do adiamento nesta semana, não há previsão de até quando o texto ficará parado.

Se aprovado, o texto segue diretamente para apreciação da Câmara, sem necessidade de aprovação no Plenário do Senado, mesmo com o parecer contrário da CRA. A matéria já tem parecer favorável do relator na Comissão de Meio Ambiente, o senador Fabiano Contarato (PT-ES). Apesar da previsão regimental, a matéria pode ir à votação no plenário, caso algum senador apresente requerimento para isso, com assinatura de pelo menos nove senadores.

cerrado projeto parado
Foto: Cerrado preserrvado no Jardim Botânico de Brasília. (Crédito: Juca Varella/Agência Brasil)

Parado

Enquanto o projeto segue parado, o Cerrado registrou recorde de desmatamento no primeiro semestre de 2023. Entre janeiro e junho, o bioma perdeu área equivalente à cidade de Cuiabá, oitava maior capital do país.

Números

Em 2022, a devastação no bioma chegou a 10.688 km², área equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo e a maior desde 2015. Em visita a Goiânia, na terça-feira (5), o presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, comentou novas ações do governo federal pela preservação do bioma.

Planejamento

Segundo o anapolino Mauro Oliveira, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima prepara o lançamento de uma nova fase do PPCerrado. O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Cerrado. Mas isso só deve acontecer em setembro, quando há a comemoração do dia do bioma.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática; ODS 15 – Vida Terrestre; e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.