De 23 a 25 de novembro, o ‘Conexão SP/Amazônia: Ação pelo Clima’ realizará um seminário de comunicação, arte e urbanismo climático no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP). O evento, idealizado pelo Novo Acordo Verde, o NAVE e a plataforma Fervura, utiliza a linguagem artística e a ocupação do espaço público urbano estrategicamente para amplificar informações sobre a crise climática.

“Estamos vivendo um momento climático decisivo no mundo. Dentro de alguns dias, lideranças governamentais, representantes da iniciativa privada e do terceiro setor da agenda climática global estarão reunidos na COP 28, em Dubai. Mas o que de fato a sociedade entende deste evento onde seu próprio futuro é decidido? Pensar sobre isso nos motiva a propor uma programação que sensibilize a sociedade em relação à pauta do clima, facilitando o acesso a informações e soluções urgentes a partir da emoção que a arte e a união dos saberes de pessoas da floresta, campo e cidades proporcionam para que elas saibam que o Futuro pode ser melhor”, disse o presidente do NAVE e co-idealizador do evento, Pedro Henrique de Christo.

O seminário contará com oficinas, debates, palestras e exposições gratuitas, envolvendo figuras-chave do debate climático de diversas regiões do Brasil, especialmente do Pará e São Paulo. As atividades são gratuitas, com vagas limitadas, e os ingressos podem ser retirados a partir de 17 de novembro no site e na bilheteria física do CCBB SP.

Atividades

Destacando a importância de ocorrer no centro antigo de São Paulo, o evento busca aproximar o público dos temas cruciais da crise climática e das soluções necessárias. A programação inclui diversas atividades, como a Oficina de Comunicação Climática, o Painel de Comunicação Climática, a Oficina de Arte Urbana, o Debate Arte Urbana e Clima, a Oficina de Urbanismo Climático e o Painel de Urbanismo Climático.

Além disso, o evento apresenta uma intervenção artística única na lateral externa do Anexo do CCBB, que ficará em exibição até 25 de dezembro. A exposição “Conexão SP/Amazônia: Ação pelo Clima”, com curadoria de Baixo Ribeiro e Mariana Martins, destaca a importância do cuidado com as pessoas, o planeta, a democracia e a paz, transcendendo barreiras linguísticas.

“Facilitar o acesso à informação sobre a pauta climática para qualquer pessoa que estiver passando na rua e proporcionar possibilidades de trocas com pessoas que moram em várias regiões do país é uma maneira de convidar a sociedade para ser agente de transformação do cenário que estamos vivendo”, argumenta Caco Galhardo, cofundador do Fervura no Clima.

Produção artística

Os 16 pôsteres de grande dimensão, produzidos por artistas renomados, serão exibidos nas paredes externas do Anexo, apresentando obras de artistas como Moara Negreiros, Moka, Moara Tupinambá, Roberta Carvalho, Talita Hoffmann, Catharina Suleiman, Erica Mizutani e Soberana Ziza. Além disso, desenhos e charges de ilustradores serão exibidos em video wall na lateral do Anexo, incluindo trabalhos de Laerte, Carol Ito, Caco Galhardo e Helô Rodrigues.

O evento busca amplificar o debate sobre justiça climática, conectando a realidade da floresta com os centros urbanos e o campo, numa iniciativa que se estende até 25 de dezembro. Essa ação sucede a expografia “Conexão São Paulo-Belém” realizada em Belém durante a Cúpula dos Presidentes dos Países Amazônicos e coincide com a COP28 em Dubai, ampliando o diálogo para a região Sudeste e São Paulo, aproximando a discussão global do cotidiano das pessoas.

“A cultura tem um papel extremamente importante na comunicação com o grande público sobre a pauta do clima. Se a cultura não abraçar, o assunto não anda. Este momento é como um bolo em crescimento, visando a COP 30, em 2025, que será em Belém, reforçando o protagonismo do Brasil nesta discussão”, finaliza o cofundador da plataforma Fervura no Clima e co-idealizador da Conexão SP/Amazônia: Ação pelo clima, Matthew Shirts.

Seminário de comunicação, arte e urbanismo climático

  • Local: Auditório e Teatro
  • 23 a 25 de novembro de 2023
  • Quinta, sexta e sábado

Intervenção Urbana 

  • Local: Calçadão da Rua Álvares Penteado
  • 25 de novembro a 25 de dezembro de 2023
  • Todos os dias

Programação:

  • 23 de novembro – 14h00 às 17h00 Oficina Comunicação climática
    Matthew Shirts, Caco Galhardo e Alê Meiguins
    Auditório. Vagas: 20
  • 18h00 às 19h00 Painel Comunicação climática
    Aline Matulja, Caco Galhardo e Alessandro Meiguins
    Mediação: Paula Dias
    TeatroVagas: 120
  • 19h00 Abertura magna
    Mateus Wera, Soberana Ziza e Matthew Shirts
    Teatro. Vagas: 120
  • 24 de novembro – 14h00 às 17h00 Oficina Arte urbana
    Baixo Ribeiro e Mariana Martins
    Auditório. Vagas: 20
  • 18h00 às 20h00 Painel e debate Arte urbana e clima
    Baixo Ribeiro, Ursula Vidal, Mariana Martins e André Guimarães
    Teatro. Vagas: 120
  • 25 de novembro – 10h00 às 16h00 Oficina Urbanismo climático
    Pedro Henrique de Christo, Mauro Quintanilha, Tainá Lopes, Júlia Veras, Juliana Barreto e Beth Morin
    Auditório. Vagas: 20
  • 16h00 às 17:30h Painel urbanismo climático
    Pedro Henrique de Christo, Catherine Otondo, Mauro Quintanilha
    Teatro. Vagas: 120
  • 17h30 às 18h30 Palestra Futuro ancestral na prática   – Eduardo Neves
    Teatro. Vagas: 120
  • 18h30 Palestra Ação climática global  – Paulo Artaxo
    Teatro. Vagas: 120

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática

Leia mais: